Notícias

Home

Notícias

Perigo de alagamentos e deslizamentos causado por chuvas volumosas no Sudeste 

Publicada por Julia Reis em 03/12/2024
Tags:
Imagem ilustra o grande volume de chuvas no Sudeste
Perigo de alagamentos e deslizamentos causado por chuvas volumosas no Sudeste - Fonte: Clima ao Vivo.

Semana começou com intensas instabilidades na região Sudeste, além de São Paulo, nesta-terça (03) a chuva avança para o restante da região. Diversas regiões estão em alerta para alagamentos durante a semana, há previsão de acumulados significativos que tem possibilidade de ultrapassar 80 mm em algumas áreas.  

São Paulo, de acordo com o mapa de risco do dia 03/12 é o estado que tem maior chance de chuvas intensas e alagamentos. Isso graças a frente fria, que aliada à umidade vinda da região Norte, intensifica as instabilidades, principalmente na região leste do estado, juntamente com a capital. 

Em Minas Gerais há o avanço de instabilidades para todo o território, no sul do estado a chuva será mais intensa, estando em alerta para temporais incluindo Belo Horizonte. Nas regiões central e norte mineiras, os volumes de chuva podem variar entre moderados e fortes, ainda podendo trazer transtornos, como alagamentos em algumas regiões.  

O Rio de Janeiro também se encontra sob alerta para chuvas intensas na terça-feira (03), o avanço da frente fria causará temporais em todo o estado, ainda com risco de alagamentos na capital e algumas áreas do centro-sul do estado.  

Já no Espírito Santo o sol irá aparecer ao longo do dia em algumas regiões, mas a chuva chegará com intensidade moderada a forte nesta terça-feira, com ventos podendo atingir velocidades superiores a 40 km/h, principalmente nas regiões sul e serrana do estado. 

 

A imagem mostra mapa de risco de chuva na região Sudeste
Figura 1:  mapa de risco desta terça-feira 03 de novembro de 2024. Fonte: Climatempo 

Risco de Alagamentos e deslizamentos no Sudeste 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu alertas para risco de alagamentos que abrangem várias áreas da região Sudeste, onde além do estado de São Paulo, partes do centro e do Sul do Rio de Janeiro e a faixa central e sudeste de Minas Gerais se encontram em risco de alagamentos. Deve se destacar o estado de São Paulo que foi classificado como alto risco (área em laranja no mapa).

 

A imagem mostra mapa de risco para alagamento na região Sudeste
Figura 2: mapa de risco de alagamentos desta terça-feira (03). Fonte: CEMADEN 

Na classificação de deslizamentos, estão como moderadas as áreas do sul e do sudeste de Minas Gerais, centro-sul do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo. Na grande São Paulo o alerta é de alto risco, devido à combinação de chuvas intensas e terrenos mais vulneráveis.  

 

A imagem mostra um mapa de risco para deslizamentos na região Sudeste
Figura 3: mapa de risco de deslizamentos desta terça-feira 03 de novembro de 2024. Fonte: CEMADEN 

Acumulados previstos para a semana 

Ao longo desta semana as regiões do sul de MG e o centro-sul do RJ deverão registrar volumes de precipitação superiores a 80 mm, com chance de alagamentos e aumento no risco de deslizamentos. A chuva persistente na região sudeste sinaliza a necessidade de mais atenção da população às condições climáticas.  

 

Com informações do site Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A