Logo

Notícias

Home

Notícias

Parte do Brasil em alerta para chuva intensa nesta quarta-feira (20)

Publicada por Eduardo Viana em 20/01/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 190 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Janeiro continua com o tempo instável em várias partes do país aumentando as probabilidades de pancadas de chuva e riscos de chuva forte e podendo acontecer a qualquer momento nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do país, assim como no Maranhão e norte do Piauí. Já no litoral de Santa Catarina e Paraná, litoral sul de São Paulo e no Vale do Itajaí, o dia será chuvoso. 

O fim de tarde guarda pancadas de chuva, que também podem acontecer a noite em partes do Rio Grande do Sul, São Paulo, RIo de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Acre e Mato Grosso do Sul

Fonte: Climatempo

 

Quarta-feira quente e chuvosa em São Paulo

Uma formação de nuvens de chuva estimulados pela chegada de ar quente e úmido vindo do Norte brasileiro e a baixa pressão atmosférica no litoral paulista coloca o estado mais uma vez sob áreas de instabilidade nesta quarta-feira (20). A Grande São Paulo amanhece com dia firme, mas durante a tarde fortes pancadas de chuva voltam e coloca a região sob risco de alagamentos, deslizamentos de terras e encostas. Esse risco surge a partir do grande volume de chuva dos últimos dias. Segundo o INMET, nas duas primeiras semanas de 2021 a Zona Norte da capital contou com 162,8 mm de pluviosidade, 56% da média de chuva mensal, que é de 288 mm. 

Alertas

São Paulo continua em alerta para o acumulado de chuvas que podem variar de moderadas a forte, principalmente na Zona Sul da capital. Em Santa Catarina, Paraná e em partes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul parte da região Norte há alerta de temporais. Já em partes de Goiás, Rio Grande do SUl, Acre, Roraima e Amazonas há risco de chuva forte, raios e ventania. Veja mais informações(Fonte: Climatempo)

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro
Últimos registros de chuva em São Paulo 


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 140 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A