Home
Notícias
O último mês de inverno de 2023, que astronomicamente começou em 21 de junho, começará com uma onda de calor contribuirá para ocorrência de temperaturas fora dos padrões de agosto, a tendência é que a terceira semana de agosto tenha novos recordes para o mês.
Massa de ar quente se intensifica
Uma grande massa de ar quente e seco ganha força sobre o Brasil no decorrer desta semana e deverá expandir sua atuação sobre praticamente todas as regiões do país. A expectativa é de que se estabeleça uma onda de calor no período entre 21 e 26 de agosto de 2023.
Embora seja um mês de inverno Hemisfério Sul, o calor intenso é uma condição comum em agosto nos estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, Centro-Sul e região Norte. Ao longo do mês de agosto também se observará o aumento calor no interior de Minas Gerais e de São Paulo.
Em algumas situações especiais há incursões de ar quente até sobre os estados da Região Sul, provocando extremos de calor, em relação ao padrão normal de temperaturas para este mês.
Climatologia de temperatura máxima para agosto
O mapa abaixo mostra a climatologia da temperatura máxima para agosto no Brasil. A Climatologia é o padrão normal calculado com base em 30 anos de medições e feita pelo INMET. O cálculo mais recente for para o período de 1991 a 2020.
Estes valores climatológicos são as referências para comparação e permitem dizer, por exemplo, quantos graus a temperatura de um lugar está acima ou abaixo do normal, para um determinado mês.
Exemplo, na madrugada de 19 de agosto, a cidade de São Paulo registrou 19,3°C de temperatura mínima de acordo com INMET. Este valor ficaram 6°C acima do valor de referência para agosto que é de 13,3°C.
Picos de calor já ocorreram em agosto de 2023
Em vários dias, agosto de 2023 já foram observadas temperaturas muito acima do normal em alguns estados brasileiros.
Confira alguns exemplos
Centro-Oeste
> Cuiabá/MT: registrou temperaturas entre 38°C e 40°C durante todo o período entre 01 a 12 de agosto. O pico foi a marca de 40,4°C, no dia 10 que é o atual recorde de calor em 2023. A média normal de temperatura máxima para agosto é de 34,7°C, pelo cálculo para o período de 1991 a 2020.?
> Coxim/MT: registrou máxima de 38,2°C em 10 de agosto.
Sudeste
> São Paulo: registrou temperatura máxima para este mês fica em torno dos 24°C.
> Rio de Janeiro: teve calor de 34,6°C em 11 de agosto, que também é uma temperatura muito alta para esta época.
Sul
> Porto Alegre/RS: a capital gaúcha registrou impressionantes 33,1°C no dia 17 de agosto, equivalente a 12°C acima da média normal de temperatura máxima para agosto que fica em torno de 21°C. Neste mesmo dia, calor entre 33°C e a 35°C foi observado em cidades dos três estados da Região Sul.
Calor excepcional para agosto
Mas a situação que se avizinha para os próximos dias é de um calor realmente excepcional para agosto.
Conforme o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo comenta:
“Teremos temperaturas no nível de 850 hPa (em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais típica entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essas condições estão ficando cada vez mais frequente.”
Lucyrio explica que esse calor é refletido na superfície. “No nível superficial, isso se traduz em amplas áreas com temperaturas pouco acima dos 40°C no Tocantins, Mato Grosso e Goiás (norte e oeste). O Mato Grosso do Sul (norte e leste) e pontos de São Paulo (oeste e noroeste, poderão ter temperaturas próximas ou até um pouco acima dos 40°C e acredito que nunca tivemos registros assim em agosto.”
Possibilidade de recordes históricos
A diferença do calor desta terceira semana de agosto em relação ao que já ocorreu no mês, é que agora o calor intenso, acima do normal, poderá ser observado de forma ampla no Brasil, atingindo vários estados de diferentes Regiões, ao mesmo tempo.
Lucyrio prevê que “desta vez estamos falando de temperaturas que podem passar dos 38°C em Campo Grande, dos 41°C em Cuiabá, dos 38°C em Goiânia, dos 34°C em Brasília, 33/34°C em São Paulo (o recorde é de 33°C) e 38/39°C no Rio de Janeiro. São recordes históricos para agosto que podem ser renovados!’’
Fique atento as informações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A