Home
Notícias
Nesta segunda-feira (23), áreas de instabilidades associados a circulação de ventos e atuação de uma baixa pressão manterão nuvens de temporais sobre o Rio Grande do Sul. O risco é de chuva forte, com raios e ventos nas áreas da Fronteira Oeste, já nas primeiras horas.
O risco é de chuva forte, com raios e ventos nas áreas da Fronteira Oeste, desde cedo. No decorrer do dia, a chuva aumenta sobre o sudoeste e sul do Paraná e no interior de Santa Catarina. Em Porto Alegre, a chuva pode acontecer a qualquer momento, intercalando com períodos de melhoria, mas, já em Florianópolis e Curitiba, chance para pancadas de chuvas pontuais entre tarde e noite.
Novo ciclone extratropical em alto-mar
Na terça-feira (24), há um reforço das instabilidades na Região Sul, decorrente a formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar, próximo ao litoral do rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O sistema não atuará diretamente nos estados e na região, mas irá gerar mais combustível para novas nuvens de tempestade.
O litoral do Rio Grande do Sul fica em alerta para chuva e rajadas de vento forte, assim como áreas do leste e litoral de Santa Catarina. No decorrer do dia, o sistema dá origem a uma frente fria que, á noite, passa a reforça a umidade sobre parte da Região. No Paraná, a chuva aumenta devido à circulação de ventos e a entrada de mais umidade que vai favorecendo a ocorrência de pancadas forte com raios e ventos.
Alerta para ventania
Terça-feira (24), com previsão de rajadas de vento moderadas a fortes em boa parte do Rio Grande do Sul, variando, em média, entre 40 e 60 km/h independente da chuva. Pontualmente as rajadas podem atingir valores entre 50 e 70 km/h, inclusive no litoral e nos trechos de serra entre Santa Catarina e o estado gaúcho.
Quarta-feira (25), risco de vento forte no leste do Rio Grande do Sul, no sul e no litoral de Santa Catarina, com rajadas de vento entre 50 a 70 km/h, pontualmente os valores podem chegar até os 80 km/h no sul catarinense e pontos altos da serra.
Atenção: mar agitado, ondas altas na terça-feira (24), na costa do Rio Grande do Sul e ficando mais agitado no estado gaúcho e em Santa Catarina na quarta-feira (25) e na quinta-feira (26).
Na quarta-feira (25), o ciclone e na frente fria se afastam mais para o alto mar, porém, a circulação dos ventos ainda mantém nuvens bem carregadas desde o leste e litoral de Santa Catarina ao leste e litoral do Paraná.
Atenção: a chuva deve ser intensa e frequente nos dois estados, que pode ocasionar em transtornos.
No Rio Grande do Sul, o tempo mais instável apenas sobre as áreas da Região Serrana, com o tempo voltando a ficar firme no centro-sul e interior do estado.
Confira abaixo a previsão de acumulados para os próximos dias.
Atenção: há risco de alagamentos, enchentes, queda de árvores e galhos, além de outros transtornos causados pela chuva e os ventos fortes. Mantenha-se informado sobre as atualizações da Defesa Civil dos estados, além de informativos sobre as condições meteorológicas e esteja preparado para possíveis impacto durante este período instável. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A