Notícias

Home

Notícias

Nova onda de frio deve causar geada e baixas temperaturas no Centro-Sul do Brasil 

Publicada por Thalyta Araújo em 05/07/2024
Tags:
Nova onda de frio deve causar geada e baixas temperaturas no Centro-Sul do Brasil 

O ar de origem polar que começará avançar pelo país neste sábado (06), ganhará reforço a partir do dia 12 de julho, na próxima sexta-feira.

Uma nova frente fria deve avançar pelo Brasil a partir do dia 12, trazendo mais ar de origem polar, contribuindo para novas quedas de temperaturas. A onda de frio no Sul do Brasil permanecerá e percorrerá os três estados do Sul, além do sul de São Paulo e grande parte de Mato Grosso do Sul.

Veja como ficará o clima na próxima semana, no sudeste, centro-oeste, sul e norte. Acompanhe também através das câmeras ao vivo.
Figura 2: onda de frio entre os dias 12 a 16 de julho – Fonte: Climatempo

Friagem

Com este ar gelado se espalhando pelo país, ele consegue chegar até em áreas da Região Norte, como Rondônia, Acre e Amazonas, nomeada também como friagem. Vale destacar que o frio na Região Norte do Brasil é comum nesta época e duradoura quando em grande parte do Centro-Sul do País.

Além da região Norte, boa parte do Centro-Oeste também sentira as temperaturas amenas entre os dias 12 e 16 de julho. Corumbá, em Mato Grosso do Sul, que costuma ter máxima de quase 40 °C, deve ter máximas de até 20 °C e mínima perto da casa dos 10 °C.

Geada

O avanço da alta pressão sobre o Brasil também vai trazer temperaturas bem amenas, inclusive nas primeiras horas do dia, com previsão de registros abaixo de zero nos três estados do sul. Desta forma, há um indicativo de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e não se descarta em áreas dos estados de São Paulo e do sul de Mato Grosso do Sul.

Atenção: por ser uma previsão prolongada, há uma chance de alteração no decorrer dos próximos dias.

Neve e chuva congelada

Na próxima semana há expectativa de neve e chuva congelada, conforme aponta alguns modelos meteorológicos. E deve ocorrer de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e uma pequena chance de pegar em áreas da Campanha gaúcha.

No entanto, com a ocorrência de precipitação invernal depende de condições específicas, é normal que as simulações atmosféricas oscilarem tanto na intensidade, área, abrangente e o dia/hora dos fenômenos ocorrem. A orientação é que todas fiquem atentos as atualizações no decorrer dos próximos dias.

Com informações da Climatempo.


Classificação das cores dos alertas do INMET
 
Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
 
Alerta Laranja - Perigo: situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
 
Alerta Vermelho - Grande Perigo: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A