Logo

Notícias

Home

Notícias

Nevoeiro marítimo no litoral do Sul e do Sudeste, confira as informações

Publicada por Samira Avelar em 20/08/2021
Tags:

Informações sobre o nevoeiro marítimo


O nevoeiro marítimo gera grande redução da visibilidade horizontal, colocando em risco a segurança das atividades no mar e também em terra.

O satélite GOES 16 captou uma imagem às 8h10 da última quarta-feira (18), (Brasília), mostrando a grande área coberta por nevoeiro no litoral de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.


Camada de nevoeiro entre o litoral de SP e de SC no início da manhã do dia 18/08/2021


Nevoeiro marítimo em Santos (SP)


Um denso nevoeiro marítimo encobriu a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (18). Uma grande redução de visibilidade foi registrada pela base aérea do Guarujá que chegou a apenas 250 metros, às 8 horas da manhã, impedindo as operações no aeroporto.

O nevoeiro se dissipou somente por volta das 10 horas, porém ainda houve muita névoa durante o restante do dia. A melhor visibilidade chegou aos 7000 metros, mas no fim da tarde e início da noite, houve mais uma queda brusca da visibilidade, baixando para 2500 metros.


Situação pré-frontal


Agora, a região da Baixada Santista e todo o litoral de São Paulo, entram em uma condição de aquecimento pré-frontal durante essa sexta-feira (20).

O vento de noroeste se intensifica movimentando o ar e gerando a mistura das camadas de ar. Isto é desfavorável a formação do nevoeiro, mas ainda há possibilidade de névoa fraca no início do dia.
O litoral do Paraná e de Santa Catarina ainda podem ter nevoeiro marítimo durante essa sexta-feira (20).


Nevoeiros


Os nevoeiros são fenômenos meteorológicos de difícil previsibilidade, uma vez que podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer época do ano, durante dia ou a noite.

Um nevoeiro é a condensação da umidade próxima da superfície que pode ocorrer tanto sobre o continente, sobre diferentes tipos de solo, e também, sobre superfícies aquosas, como rios, lagos e o mar.


Nevoeiro marítimo


A formação do nevoeiro marítimo no litoral paulista ocorreu devido a um grande aquecimento sobre o continente e o avanço do ar quente sobre o mar, que estava com temperatura mais baixa que a do ar. A camada de umidade que estava sobre o mar, mais fria que o ar, se condensou formando a neblina. O ar quente que chegou do continente formou uma espécie de "tampa" que segurou a neblina.

Além deste contraste térmico, o vento fraco da madrugada também contribui na formação do nevoeiro. Quando está ventando, o vento mistura facilmente as camadas de ar, não ocorrendo esse aprisionamento. Informações: Climatempo.

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A