Home
Notícias
O calor e a umidade do verão brasileiro aumentam as chances de chuva em todo o país, inclusive no Natal. Meteorologistas alertam para a possibilidade de pancadas de chuva em diversas localidades. Confira como ficará o tempo nas regiões brasileiras para os próximos dias.
Previsão do tempo para a Região Sul
Os dias que antecedem o Natal será marcado por tempo seco e quente no sul do Brasil, com exceção do litoral de Santa Catarina, onde a previsão é de muitas nuvens e chuvas de fraca a moderada intensidade. Ainda nesta segunda-feira (23), a advecção de umidade proveniente da Argentina e do Uruguai favorecerá o desenvolvimento de áreas de instabilidade, aumentando a probabilidade de pancadas de chuva no oeste e sul do estado do Rio Grande do Sul. Nos dias 24 e 25 de dezembro, o tempo permanecerá quente, mas com aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de raios à tarde e à noite em toda a região Sul, incluindo as capitais.
Previsão do tempo para a Região Sudeste
A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste durante o fim de semana pré-natal provocou áreas d instabilidade em toda a região. No sábado (21) por exemplo, a nebulosidade foi significativa, com pancadas de chuva e trovoadas, entre moderada a forte intensidade, levando a transtornos em muitas cidades.
Já nesta segunda-feira (23), a frente se posicionará próxima ao litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, concentrando os maiores volumes de chuva nesses estados. A partir de terça-feira (24) e quarta-feira (25), a tendência é de diminuição da intensidade das precipitações, com predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite em todo o Sudeste, com exceção do estado capixaba que terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia, revezando com curtos períodos de sol.
Previsão do tempo para a Região Centro-Oeste
O estado de Mato Grosso do Sul deverá apresentar condições atmosféricas predominantemente secas e ensolaradas durante o período natalino. A maior probabilidade de ocorrência de precipitações se concentra nas regiões de divisa com Goiás e Mato Grosso, especialmente nas tardes, devido à influência de sistemas convectivos de mesoescala. A intensidade das chuvas, caso ocorram, será fraca a moderada, não sendo esperadas ocorrências de fenômenos intensos como tempestades.
Já o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, a previsão indica condições de instabilidade atmosférica para a segunda-feira (23), dia que antecede o Natal, nessas unidades federativas. A passagem de frentes frias e a atuação de sistemas convectivos de mesoescala contribui para a formação de nuvens densas, gerando pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. Há possibilidade de ocorrência de chuvas de forte intensidade, especialmente nas primeiras horas da tarde e à noite. A partir de 24 e 25 de dezembro, espera-se uma diminuição da instabilidade, com predomínio de sol e pancadas de chuva isoladas e de curta duração.
Previsão do tempo para a Região Nordeste
A previsão meteorológica para o período natalino no Nordeste indica um padrão climático caracterizado pela alternância entre períodos de sol e pancadas de chuva. O aquecimento diurno, a atuação de sistemas de baixa pressão e a umidade proveniente da Amazônia são os principais fatores que influenciarão as condições do tempo na região. O interior do Ceará, o sertão de Pernambuco e algumas áreas da Bahia serão as mais afetadas por pancadas de chuva, entre dias 23, 24 e 25 de dezembro. As capitais nordestinas também poderão registrar chuvas, mas com menor frequência e intensidade.
Previsão do tempo para a Região Norte
As altas temperaturas e a elevada umidades características do Norte do Brasil nesta época do ano favorecem a formação de nuvens carregadas, resultando em um Natal com chuvas persistentes em toda a região.
Nos dias que antecedem o Natal, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora do dia em grande parte da região, incluindo Amazonas, Acre, Rondônia, Pará (centro-sul) e Tocantins. Há risco de chuva intensa, inclusive nas capitais Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Palmas.
No norte do Pará, Amapá e Roraima, o sol deverá aparecer por períodos mais longos, com pancadas de chuva concentradas à tarde e à noite. Apesar disso, há risco de chuvas moderadas a fortes, incluindo a região de Belém e Macapá.
Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a previsão é de pouca oscilação nas condições climáticas. As pancadas de chuva com raios continuarão ocorrendo em todos os estados, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuvas intensas nas capitais.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A