Home
Notícias
No primeiro fim de semana de julho de 2024, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina passará por variadas precipitações e outros fenômenos. A tendência é de clima oscilante, com tendência para temporais, chuva volumosa, geada e não se descarta ocorrência de chuva congelada.
Frio intenso no Sul do Brasil
A nova massa de ar frio de origem polar avança severamente sobre a Argentina e contribuirá para queda de temperatura significativa sobre a Região Sul. No entanto, o centro da massa polar, sendo a região onde o frio é mais intenso, passará sobre o leste da Argentina e sobre o Uruguai, sem precisamente avançar sobre a Região Sul do Brasil, como no fim de semana passado.
O Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina deverão sentir o impacto deste resfriamento, porém, as temperaturas não ficarão tão amenas. O que difere desta vez é a entrada de umidade que o frio trará. A formação de nuvens nesta sexta-feira (05), atuará como uma camada protetora contra o resfriamento intenso da superfície, dessa forma as temperaturas não serão muito baixas.
Tendência para chuva congelada
As temperaturas negativas não ocorrerá, contudo, nas regiões mais altas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a combinação de umidade e frio poderá gerar precipitações invernais como chuva congelada e até neve.
Em grande parte das áreas do Rio Grande do Sul (norte) e Santa Catarina (norte), terão céu nublado e com chuva de moderada a forte intensidade, que podem levar a alguns transtornos para a população local na sexta-feira (05). Porém, a atmosfera não estará fria o bastante para a formação de neve dentro das nuvens.
Apenas nas regiões mais elevadas, como nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estarão propicias a ocorrência de neve, embora não seja alta a possibilidade, não se descarta..
Previsão de geada
Neste fim de semana a geada pode ocorrer no extremo sul do Rio Grande do Sul e na fronteira com o Uruguai. As áreas com possibilidade de geada estão sinalizadas no mapa e não há condições para que ela aconteça de forma generalizada.
Neve em 2024
Antes da intensa passagem da massa de ar frio entre o final de junho e o início de julho, outro ar polar permitiu o primeiro registro de neve, no fim do mês de maio (28/05/24), em São Joaquim, localizada na serra catarinense. Contudo, mesmo com a entrada de massas de ar frio, ainda não foram suficiente para trazer o resfriamento da estação. Caso tenha novos registros de neve no decorrer deste fim de semana, será a segunda vez do ano.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A