Home
Notícias
Às áreas de instabilidades associadas ao calor e a alta umidade voltam a deixar o estado de Minas Gerais sob alerta para chuva intensa no decorrer dos próximos dias. Devido ao mau tempo e ao excesso de acumulados, o potencial de transtornos aumenta. A influência das chuvas poderá ser sentina em várias regiões com alerta de temporais.
O relevo acidentado de Minas Gerais exerce um papel fundamental na distribuição e intensidade das chuvas. Suas montanhas e elevações atuam como barreiras forçando as massas de ar úmidas a subir e se resfriar, resultando em uma maior precipitação no lado de barlavento.
Isso cria uma notável variação na distribuição das chuvas, com áreas montanhosas recebendo um volume significativamente maior do que as áreas de sota-vento. Mas não apenas isso, a variação na altitude também desempenha um papel crucial na intensidade das chuvas, com áreas mais elevadas frenquentemente registrando volumes substancialmente maiores.
Em meio ao período de chuvas intensas que atinge Minas Gerais, a região da faixa no centro-sul já registrou importantes acumuladas no mês, Em São Sebastião do Paraíso, os volumes registrados superaram os 100 mm, chagando a 117 mm. Em Caldas, foram registrados 113,6 mm; em Maria da Fé 137 mm; em Araxá 91,6 mm; e em Barbacena 76,6 mm. Os dados indicam que a região da faixa centro-sul é um das mais afetadas pelas chuvas intensas em Minas Gerais e onde há necessidade de atenção para os próximos dias.
Quinta-feira (19): a previsão é de sol em boa parte do estado, mas a expectativa para pancadas de chuva acompanhadas por raios em quase todas as áreas do estado mineiro. A faixa centro, sudoeste e sul estará em alerta para temporais com raios e possibilidade de granizo.
Sexta-feira (20): o tempo seguirá instável em boa parte do estado decorrente ao aquecimento diurno, alta umidade e orografia. Embora o sol apareça, a previsão será de pancadas de chuva em todo o estado, com destaque para a faixa centro-sul, onde temporais com raios e possibilidade de granizo estão previstos.
Sábado (21): a chuva deverá perder a intensidade. Contudo, há condições para pancadas de chuva persistentes na divisa com Goiás e Rio de Janeiro. Já na faixa centro-norte, o sol predominará, mas haverá previsão de pancadas isoladas. Com informações da Climatempo.
Veja o registro da passagem de chuva na capital mineira:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A