Notícias

Home

Notícias

Mato Grosso do Sul e São Paulo segue em alerta para temporais

Publicada por Thalyta Araújo em 05/12/2023
Tags:
Mato Grosso do Sul e São Paulo segue em alerta para temporais - Fonte: INMET 

 

São Paulo e Mato Grosso do Sul tiveram muita chuva nesta segunda-feira (04), com acumulados de 60 a 100 mm. Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, choveu cerca da metade da média normal de chuva para dezembro em 24 horas. Em Jarinu, no interior paulista, choveu cerca de 100 mm em 3 horas, quase a metade da média para dezembro.

O ar continua abafado e úmido nos dois estados nesta terça-feira (05) e mais pancadas de chuva são esperadas, principalmente à tarde e à noite. A situação é de alerta para temporais em todo o Mato Grosso do Sul e no interior paulista. Mas a Grande São Paulo também pode ter chuva forte.

Campo Grande acumula mais de 100 mm em 24h

Fortes pancadas de chuva caíram por várias horas em áreas de Mato Grosso do Sul, na manhã e no começo da tarde desta segunda-feira (04). O INMET registrou 108,2 mm em Campo Grande, entre 14h do dia 03/12 e 14 h de 04/12 (BRT). Cerca da metade desta chuva, 57 mm, caiu entre 9h e 14h desta segunda-feira, sendo que a média normal para Campo Grande em dezembro é de 206 mm.

Em apenas 24h choveu um pouco mais do que a metade da média de chuva para este mês. A chuva caiu forte também sobre a região de Jardim, onde o INMET registrou 99 mm acumulados apenas entre 3h da madrugada e meio-dia da segunda-feira, 04/12, pelo horário de Brasília. A região de Sonora acumulou 53,6 mm e 4h de chuva nesta segunda-feira (05), mas a maior parte da chuva, 35 mm, caiu em 1h, entre 13h e 14h.

Grandes volumes de chuva em São Paulo

Com o calor e umidade do ar elevada, nuvens bastantes carregadas cresceram sobre várias regiões do estado de São Paulo e provocaram chuva forte na segunda-feira, 04 de dezembro. Na tarde e noite da segunda-feira (04), a chuva foi particularmente forte entre a região da Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba.

Dos locais onde se tem medição regular da precipitação, a chuva mais volumosa ocorreu sobre Jarinu, onde o CEMADEN registrou 104,8 mm em apenas 3 horas, entre 20h e 23h. No mesmo período choveu 72 mm na região de Jundiaí, mas o acumulado em 6 horas foi de 92,8 mm. Em Cajamr, também no período de 3 horas, entre 20h e 23h, choveu 47,2 mm, em Várzea Paulista, 41,7 mm, em Pedra Bela, 45,8 mm.

Já no fim da noite da segunda-feira (04), a região de Ourinhos teve chuva forte e acumulou 40,2 mm em 3 horas, entre 21h e meia-noite. Já enfraquecidas, parte destas áreas de chuva avançaram sobre a Grande São Paulo provocando a chuva da noite da segunda-feira (04), que refrescou o ar. Com informações da Climatempo. 


Vídeos da região

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A