Notícias

Home

Notícias

Massa de ar polar contribui para frio intenso no Sul, partes do Centro-Oeste e Norte do país

Publicada por Thalyta Araújo em 07/08/2024
Tags:
Massa de ar polar contribui para frio intenso no Sul, partes do Centro-Oeste e Norte do país - Fonte: INMET

 

Uma massa de ar polar está ingressando no Brasil e deve avançar para mais áreas do território brasileiro. Essa frente fria influenciará o tempo nos estados da faixa norte, classificada como friagem.

A influência da frente fria continental

A forte frente fria continental que ingressa no Brasil nesta quarta-feira (07) se deslocará até a faixa norte do país. Esse sistema, com características continentais, trará ar frio para boa parte dos estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil. É importante destacar que essa frente fria não levará chuva para grande parte desses estados, mas terá um impacto significativo nas temperaturas.

O que é a friagem?

Segundo os principais estudos da literatura, a friagem é um fenômeno muito comum no inverno. Conhecido localmente na faixa Norte por este nome, esse fenômeno causa uma significativa alteração nas condições meteorológicas, diminuindo a temperatura. Trabalhos anteriores descreveram a friagem como um forte entrada de ar frio vindo do sul, que penetra nos trópicos (SERRA & RASTIBONA, 1942/Climatempo).

A friagem é caracterizada por uma queda abrupta nas temperaturas, trazendo sensações térmicas mais baixas do que no habitual para regiões que normalmente são quentes e úmidas. Esse fenômeno pode causar desconforto para a população e ter impactos na agricultura e na saúde pública devido à mudança repentina nas condições climáticas.

Figura 1: Massa de ar gelada chega a faixa norte entre o dia 09 e 11 de agosto – Fonte: Climatempo


Impactos da massa de ar polar no Sul do Brasil

Além de influenciar a faixa norte brasileira, a massa de ar polar será intensa no sul do Brasil. A previsão indica a ocorrência de geadas, um fenômeno comum durante a passagem de massas de ar intensas. Para o sábado, a previsão é de geada entre o norte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas devem cair significativamente, possibilitando a formação de geada em áreas rurais e baixadas, onde o ar frio se acumula mais facilmente.

Figura 2: Previsão de geada para sábado (10), representado em área cinca no mapa – Fonte: Climatempo


Previsão de geada no domingo (11)

No domingo, a massa de ar polar continuará atuando, com previsão de geada na Serra da Mantiqueira e entre o sul de São Paulo e o Rio Grande do Sul (norte). A Campanha Gaúcha, região conhecida por suas baixas temperaturas, também está em alerta de geada. Esses eventos de geada podem trazer impactos para a agricultura, inclusive em culturas sensíveis ao frio.

Figura 3: Previsão de geada para domingo (11), representado em cinza no mapa – Fonte: Climatempo

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A