Notícias

Home

Notícias

Mais chuva forte e volumosa em Santa Catarina? Veja a previsão do tempo

Publicada por Samira Avelar em 09/03/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 200 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Muita chuva na Grande Florianópolis

Grandes acumulados foram registrados na noite desta segunda-feira (08), em cidades de Florianópolis/SC. Entre 20 e 21 horas, um período de apenas uma hora, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 44,4 mm em Rancho Queimado.

São José

Na região de São José, Grande Florianópolis, choveu 38,2 mm em uma hora. Entre 21:00h de segunda (08) e 2:00h da madrugada de terça-feira (09), o volume de chuva chegou a 105,3mm nesse período de seis horas.

Esse volume de chuva foi muito grande: até às 02:00h da madrugada desta terça-feira (09), estava em 313,6 mm, sendo que o esperado para todo o mês de março, na região de Florianópolis, era de 180 mm de chuva.

SC-floripa - temporal - 8-9 mar 2021Nuvens carregadas passam sobre a Grande Florianópolis entre a noite de segunda (08) e a madrugada desta quarta-feira (09)

Grandes volumes

Esse é o segundo período de chuva com grandes acumulados na região: foi registrado 103,8 mm entre o dia 28 de fevereiro e 01 de março. Entre 01 de março até às 02:00h da madrugada desta terça-feira (09), a região de São José tem o março que registrou mais chuva desde 2006. O último acumulado de mês de março que se aproxima desse volume foi em março de 2013: 306,6 mm.

Acumulados acima de 100 mm

Confira abaixo os acumulados registrados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na Grande Florianópolis e em algumas localidades do leste de Santa Catarina. Veja que em algumas regiões registrou mais de 100 mm em apenas seis horas. Os registros são do período de 22:30h de terça (08) às 03:30h da madrugada desta quarta-feira (09).

- Porto Belo: 118,2 mm
- São José (Gr. Florianópolis): 105,6 mm
- Biguaçu (Gr. Florianópolis): 83,4 mm
- Florianópolis/Areias Campeche: 81,4 mm
- Bombinhas: 80,0 mm
- Palhoça/Praia de Fora: 54,4 mm (103,4 mm em 12h)

Como estará o tempo nesta terça-feira (09)?

O leste da região Sul do Brasil pode registrar pancadas de chuva nesta terça-feira (09), especialmente a partir do período da tarde. Entre a Grande Florianópolis e o litoral norte do Rio Grande do Sul, a chuva pode vir forte e várias vezes durante o dia. O que redobra a atenção no litoral de Santa Catarina que já registrou muita chuva nos últimos dias.

Próximos dias

Uma área de baixa pressão atmosféria permanece no litoral de Santa Catarina até esta quinta-feira (11), trazendo chuva frequente e períodos com intensidade moderada a forte na região e no sul do estado. Também é esperado chuva forte na Grande Curitiba e Grande Porto Alegre. Mais informações na Climatempo!

Santa Catarina

Com informações do EPAGRI/CIRAM, veja abaixo os acumulados de chuva entre 1 e 8 de março no estado catarinense:

- Rancho Queimado: 129,8 mm
- Águas Mornas/Beira Rio: 151,2 mm 
- Santo Amaro da Imperatriz / Poço fundo: 162,6 mm 
- Florianópolis/Lagoa do Peri - Casan: 70,8 mm
- Florianópolis/Epagr: 94 mm 
- Florianópolis/Carijós: 91 mm 
- António Carlos: 84,8 mm

Lembrando que a média para todo o mês de março, em Florianópolis, é por volta de 180 mm.

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A