Notícias

Home

Notícias

Julho: Confira como ficará a previsão do tempo nas regiões do Brasil 

Publicada por Thalyta Araújo em 28/06/2024
Tags:
Julho: Confira como ficará a previsão do tempo nas regiões do Brasil 

 

A previsão do INMET para mês de julho, indica chuva acima da média na faixa norte da Região Norte, áreas pontuais da média na faixa norte da Região Norte, áreas pontuais do leste das Regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

Já na maioria das regiões Centro-Oeste e Sudeste, Região Norte (sul), Região Nordeste (interior) e Região Sul (oeste), é prevista chuva próxima e abaixo da média climatológica. Ressalta-se que, a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é decorrente a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente, contribuem o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.

Considerando o prognóstico climático do INMET para julho de 2024 e seus possíveis impactos nas principais culturas tem-se que, com a previsão de redução da chuva em frande parte do Brasil, está poderá reduzir os níveis de umidade no solo, inclusive no Matopiba e regiões do Centro-Oeste e Sudeste, além do Paraná (centro-norte).

Este cenário poderá ocasionar restrição hídrica para as lavouras de milho na segunda safra em estágio reprodutivo e trigo em desenvolvimento. Por outro lado, a falta de chuva no interior do Nordeste e Região Centro-Oeste, pode favorecer a maturação e colheita do algodão, da cana-de-açúcar e do café na Região Sudeste. A atenção deve ser para a previsão de chuva acima da média em áreas do leste da Região Sul, inclusive o nordeste do Rio Grande do Sul, que vem sendo atingindo por fortes chuvas nos últimos meses, e que ainda poderão dificultar a semeadura do trigo.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média na parte centro-norte do País, inclusive na divisa do Pará com Mato Grosso e Tocantins, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso em algumas localidades, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 26°C.

Em áreas pontuais do norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média, variando entre 20 °C e 22 °C. Já na Região Sul, são previstos valores acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, enquanto, em boa parte do Rio Grande do Sul, as temperaturas devem permanecer próximas e ligeiramente abaixo da média.

Nas áreas de maior altitude das regiões sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14°C. Além disto, não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades destas regiões, decido a entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, muito comuns nesta época do ano.

Figura 1: Previsão de anomalias de precipitação e temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de julho de 2024.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Classificação das cores dos alertas do INMET
 
Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
 
Alerta Laranja - Perigo: situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
 
Alerta Vermelho - Grande Perigo: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A