Notícias

Home

Notícias

Inverno 2023: Confira como ficará a previsão para a Região Sudeste

Publicada por Thalyta Araújo em 19/06/2023
Tags:

 

Imagem: Inverno na região sudeste - Fonte: Clima ao Vivo/Canva

 

O inverno tem início já nesta quarta-feira (21), às 11h58 (horário de Brasília) e termina em 23 de setembro de 2023, com o equinócio da primavera. A nova estação será um pouco mais quente e com predomínio de tempo seco em boa parte do Sudeste do país.

Os efeitos do El Niño serão notados no aumento das temperaturas no fim do inverno, principalmente no interior da Região e com risco elevado de temporais entre agosto e setembro entre o oeste e sul de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Atenção: no centro-sul paulista, sul de Minas e do Rio de Janeiro, os volumes de chuva deverá ficar um pouco acima da média, mas com a frequência da chuva aumentando entre agosto e setembro, mesmo assim, serão episódios eventuais.

Previsão do tempo para o mês de julho

O primeiro mês da nova estação será com temperaturas um pouco acima da média em quase toda a áreas, com exceção de algumas partes do sul e leste de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, decorrente a persistência do tempo seco que tendem deixar as noites mais frias, dentro do padrão histórico.

Figura 1: Precipitação para o mês de julho de 2023 – Fonte: Climatempo

Anomalias mais significativas são esperadas para o oeste paulista e Triângulo Mineiro, onde o tempo ficará mais e com calor na segunda quinzena. Há expectativa para mais uma massa de ar frio que poderá trazer frio intenso em São Paulo, Minas Gerais (oeste e sul) e Rio de Janeiro (sul e oeste), mas as temperaturas altas ainda serão presentes.

Figura 2: Temperatura para o mês de julho – Fonte: Climatempo

Previsão do tempo para o mês de agosto

A previsão é que agosto seja um mês quente, com temperaturas acima da média em boa parte da Região: A temperatura sobe e o calor já fica intenso em amplas áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais, mas em áreas mais ao sul da região a tendência é de mais chuva, com quebra de padrão de tempo seco e quente especialmente no sul e oeste paulista e no sul mineiro.

Figura 3: Precipitação para o mês de agosto de 2023 – Fonte: Climatempo

 

Figura 4: Temperatura para o mês de agosto – Fonte: Climatempo

 

Massas de ar rio podem ser até mais frequentes no sul da região com relação a julho. A umidade relativa do ar cai em boa parte do interior r há maior propensão a queimadas.

Previsão do tempo para o mês de setembro

O último mês da estação, será com temperaturas altas e acima da média entre o norte de São Paulo, Minas Gerais (oeste), com calor aumentando ao longo do mês. Áreas mais próximas ao Planalto Central tendem a ter períodos maiores de calor intenso. Com possibilidade de onda de calor inclusive na segunda quinzena.

Figura 5: Temperatura para o mês de setembro – Fonte: Climatempo

A chuva fica um pouco acima da média em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, mas ela não acontecerá de forma frequente e ocorrerá de forma mais pontual.

Figura 6: Precipitação para o mês de setembro de 2023 – Fonte: Climatempo

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A