Home
Notícias
A câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Aeroporto Klabin em Telêmaco Borba/PR , registrou a formação de um halo solar na manhã desta terça-feira (16).
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Você sabe o que é esse fenômeno?
O halo solar faz parte dos fenômenos ópticos da atmosfera, assim como o arco-íris, irisação e raio crepuscular. Ele é parecido com um arco-íris ao redor do sol e só é possível sua formação caso em volta tenha uma camada de nuvens altas (cirrustratus). Esse tipo de nuvem é composto por minúsculos cristais de gelo e esses servem como um prisma, separando a luz branca nas várias colorações de um arco-íris. Esse fenômeno também é possível a noite, em dias de lua cheia, e recebe o nome de halo lunar.
O halo pode se formar ao redor do sol e da lua em um círculo completo ou em partes, pois depende de fatores como a uniformidade das camadas de nuvens altas e da maneira que a luz solar ou lunar incide sobre essas nuvens.
Nuvem alta
A nuvem que favorece a formação do halo é do tipo alta, possuindo entre 6 e 10 km de altitude e é denominada como cirrustratus. Ela remete a um fino véu esbranquiçado que envolve em totalidade o sol ou a lua. Os minúsculos cristais de gelo que compõe essa nuvem tem forma hexágona, ou seja, possuem seis lados. Os raios solares ao encontratem esses cristais originam um fenômeno físico chamado de refração. Com isso os cristais de gelo divide a luz branca em diversas cores.
Fenômeno comum
Esse fenômeno não tem uma época ou lugar específico para acontecer, mas precisa que nuvens cirrustratus estejam envolvendo o sol. No caso do halo lunar, é necessário que a lua esteja na fase cheia, mas ainda assim a luminosidade é baixa, ficando mais difícil de fotografar.
Halo lunar
Há possibilidade de um halo lunar preceder uma chuva forte, pois é normal aparecer grande quantidade de nebulosidade alta antes das nuvens carregadas que podem trazer temporais, raios e ventania. Em contrapartida, também tem chance de surgir nuvens altas devido divergência intensa de ventos em níveis também altos da atmosfera.
AO VIVO:
Veja mais de 220 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A