Home
Notícias
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de tempestades, ventos intensos e até granizo para grande parte do sul nesta quinta-feira (03). Veja abaixo:
Quase todo o estado do Rio Grande do Sul está em alerta para tempestade. O aviso começou às 01:00h da madrugada e termina às 23:00h desta quinta-feira (03).
"Aviso de: Tempestade. Grau de severidade: Perigo
Evento: Tempestade
Início: 3/1/2019 1h0min
Fim: 3/1/2019 23h0min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia
Riscos Potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 03/01/2019 00:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos." Veja o aviso na íntegra
Todas as cidades do Rio Grande do Sul onde o Clima Ao Vivo possui câmeras estão dentro do aviso: Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Jóia, Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Portão, São Marcos, Salto do Jacuí, Torres, Vacaria e Venâncio Aires.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em diversas cidades gaúchas
Todo o estado de Santa Catarina e algumas localidades do Paraná estão em alerta para tempestades. O aviso vai começar às 15:59h e termina às 23:59h desta quinta-feira (03).
"Aviso de: Tempestade. Grau de severidade: Perigo
Evento: Tempestade
Início: 3/1/2019 15h59min
Fim: 3/1/2019 23h59min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia
Riscos Potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 03/01/2019 14:59. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos." Veja o aviso na íntegra
Florianópolis é uma cidade de Santa Catarina onde o Clima Ao Vivo possui câmeras que está dentro do aviso. Clique aqui e veja AO VIVO através de duas câmeras como está o tempo na cidade.
Entenda a classificação do INMET:
Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.
Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.
Como saber se a chuva é forte?
De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, durante o período de uma hora, é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.
Atenção para chuva constante
A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.
Instruções:
* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A