Logo

Notícias

Home

Notícias

Grande parte da Região Sul em alerta para tempestade

Publicada por Samira Avelar em 18/02/2020
Tags:


Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

 

VEJA MAIS DE 120 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Alerta

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta laranja para tempestade em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso começou às 04:00h da madrugada e tem duração até às 22:00h desta terça-feira (18).


Perigo

Lembrando que a cor laranja do alerta indica perigo. Esse tipo de alerta é categorizado pelo INMET como uma situação meteorológica perigosa.


Riscos potenciais

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos." Veja o aviso na íntegra

 

Região Sul

Algumas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná onde o Clima Ao Vivo possui câmeras estão dentro do alerta:

Rio Grande do Sul: Arroio do Tigre, Bom Princípio, Boqueirão do Leão, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Jóia, Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Portão, São Marcos, Salto do Jacuí, Torres, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

Santa Catarina: Praia Grande.

Paraná: Curitiba.

 

Área afetada

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense.

 

VEJA MAIS DE 120 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL



Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A