Logo

Notícias

Home

Notícias

Governo Federal alerta para tempestades em ES, GO, MG, RJ

Publicada por Samira Avelar em 23/01/2020
Tags:

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

VEJA MAIS DE 110 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Chuvas intensas

Várias notícias estão circulando na internet sobre a previsão de chuva intensa e significativa nesta sexta-feira (24). As áreas que podem registrar maiores volumes de chuva nesta sexta-feira (24), estão demarcadas de vermelho no mapa acima. A seguir, confira o comunicado oficial divulgado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

"GOVERNO FEDERAL ALERTA PARA TEMPESTADES NO DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIÁS, MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Órgãos do Governo Federal fazem um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A previsão para os próximos dias aponta ainda que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando severamente esses estados. O informe é do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

A nota conjunta é resultante de metodologias de previsão. As recomendações são destinadas a órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais e a moradores de áreas de risco nas regiões que poderão ser afetadas. Há a possibilidade de ocorrerem desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar a cair nesta quarta-feira (22) e podem prosseguir até o final de semana. O detalhamento das áreas mais atingidas pelos temporais ao longo desse período será feito por meio da atualização de avisos e alertas meteorológicos.

É importante lembrar que, dentro da mancha de impactos, há localidades que já estão sofrendo com as chuvas registradas desde a última sexta-feira (17). De acordo com o documento, as áreas com maior probabilidade de ocorrerem desastres são a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.

As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Além disso, caberá às defesas civis que atuam nas localidades o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis."


VEJA MAIS DE 110 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Belo Horizonte / MG

Belo Horizonte / MG terá a pior chuva do ano nessa sexta-feira (24)? CLIQUE AQUI E ACESSE A NOTÍCIA COMPLETA COM O COMUNICADO DA DEFESA CIVIL! 

Câmeras AO VIVO

Antes de sair de casa ou do trabalho, você pode acompanhar como está o tempo ao vivo através de seis câmeras em Belo Horizonte / MG, em várias outras cidades de Minas GeraisRio de Janeiro  e Espírito Santo.



Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A