Home
Notícias
Após dias de calor intenso, com Goiânia batendo o recorde de temperatura de 2024, as chuvas devem voltar a aliviar o clima quente e seco na maioria de Goiás. O INMET registrou 41,0°C na tarde de domingo (06), a temperatura mais alta do ano até agora na capital. O recorde anterior 40,9°C, registrando dois dias antes, em 4 de outubro. Apesar da marca impressionante, o recorde da cidade permanece em 41,2°C, registrado em 7 de outubro de 2020, durante uma onda de calor na primavera daquele ano.
Inverno quente e seco, primavera modesta
O inverno de 2024 em Goiás foi marcado por longos períodos de estiagem e temperaturas acima da média, com apenas um breve alívio no dia 13 de agosto, quando uma massa de ar frio fez a temperatura cair para 9,2°C. Em geral, a média da temperatura máxima do inverno em Goiânia foi de 33,9°C, 1,8°C acima da média histórica de 32,1°C. Com o início da primavera, a expectativa era de que as chuvas começassem a retornar gradativamente, como é comum neste período do ano na região central do Brasil.
No entanto, até o momento, as precipitações foram modesta, com apenas 14 mm acumulados na estação meteorológica do INMET em Goiânia.Outras regiões do estado também enfrentam um cenário semelhante, com acumulados ligeiramente maiores, como Caiapônia registrou 20,8 mm e Ceres-Centro de 25,6 mm. Mesmo assim, grande parte do estado ainda segue sob o domínio do tempo seco.
Previsão de chuva para os próximos dias
A boa notícia é que a chuva deve retornar ao estado ao longo dos próximos dias. A partir de quinta-feira (10), um sistema meteorológico associado à variabilidade dos ventos em diferentes níveis da atmosfera começará a espalhar precipitações por Goiás. As regiões sudeste e leste do estado devem receber os maiores volumes de chuva, com acumulados entre quinta-feira (10) e segunda-feira (14) podendo ultrapassar os 40 mm. Em outras áreas, os acumulados deverão variar entre 20 e 30 mm.
Este retorno das chuvas é um alívio esperado para o estado, que enfrentou um início de primavera mais seco que o normal. A expectativa é que as precipitações continuem se espalhando de forma gradual, trazendo uma trégua para o calor e preparando o sol para a temporada chuvosa mais intensa que costuma se aproximar no final do ano.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A