Notícias

Home

Notícias

Gigantic Jet: Fenômeno raro é registrado em cidades do estado de São Paulo

Publicada por Thalyta Araújo em 31/03/2023
Tags:

A Clima ao Vivo, juntamente com a Bramon, registraram imagens de um Gigantic Jet na região sudeste, na noite de quinta-feira (30). Confira abaixo as localizações e nossos parceiros:

Sudeste

São Paulo
- Marília/SP - UNIMAR (Bramon)
- Canitar/SP - Luciano Miguel Diniz (Bramon)
- Jandira/SP - Alphacampus Cemitério e Crematório

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo

O que é um Gigantic Jet? 

O Gigantc Jet ou jato gigante, é o mais raro dentre os Eventos Luminosos Transientes (TLEs), que são fenômenos de curta duração que ocorrem acima das tempestades, associados as descargas atmosféricas, também conhecidas como raios, dentro das tempestades. Os TLEs mais comuns são os sprites, que também já foram registrados pela Clima ao Vivo e a Bramon. 

O que são os Sprites?


Sprites são eventos luminosos transitórios de origem elétrica que ocorrem acima de uma nuvem de tempestade, gerada por fortes descargas elétricas que partem dos topos das nuvens e se estendem até o limite superior da mesosfera, em torno de 95 km de altura.

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo


Em uma determinada altitude, essa descarga produz um flash de plasma que, por milissegundos, se torna iluminado assumindo formatos distintos. Eles podem aparecer em formato de colunas de luz, semelhantes a pés de cenouras ou semelhante a fadas.

Figura 1: Sprites registrados em alta definição a partir da Itália – Fonte Stephane Vetter/Bramon


Superstições sobre os Sprites

Muitos associavam esses eventos a algo sobrenatural, psíquicos, fantasma e OVNIs, algumas explicações cientificas sobre as origens desses fenômenos foram especuladas. A origem do nome “Sprite” remete a uma criatura do folclore europeu também chamado de “espírito do ar.” Sendo um nome que remete esse feixe de luz, que por muito tempo tinha explicações sobrenaturais.

Mas com o passar do tempo outros textos científicos e relatos sobre o assunto foram encontrados, contudo, essa área de estudo só começou a ter credibilidade e relevância a partir de 1989, quando os primeiros sprites foram registrados acidentalmente em uma câmera de vídeo.

Registros no Brasil

O primeiro registro de um sprite ocorreu em 2002, por meio de um trabalho de pesquisa realizado em parceria a Universidade de Washington e o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Além das pesquisas realizadas no INPE e nas universidades brasileiras, dede 2014, com o surgimento da Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros, os sprites são sistematicamente registrados em todo o Brasil.

A Bramon é uma iniciativa de Ciência Cidadã baseada em uma rede colaborativa formada por astrônomos amadores e profissionais, que tem como objetivo principal o registro da passagem de meteoros pelos céus do Brasil.
 
Atualmente, após o primeiro registro em vídeo, o conhecimento a respeito do fenômeno já evoluiu consideravelmente, hoje, os sprites passaram a ser um fenômeno amplamente estudo e tem contribuído na compreensão da atmosfera.

No entanto, decorrente ao pouco tempo de pesquisa, ainda deixa muitas indagações envolvendo os sprites em um véu de mistérios, mas que motiva os cientistas, amadores e profissionais a continuarem a estudar e registrar estes eventos incríveis da natureza. Com informações da Bramon.


Você sabe o que é um super bólido?

Fizemos uma notícia completa sobre bólido, meteoro, termos e nomeclaturas que envolvem esse mundo astronômico. Clique aqui e confira


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A