Home
Notícias
A hidrelétrica de Furnas, Minas Gerais, registrou neste mês um nível de 94,76% nos dias 06 e 7 de fevereiro de 2023, o mais alto nível no sistema para um mês de fevereiro dos últimos 11 anos, desde 2012 os 95,17% nos dias 19, 20 e 21, conforme os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS).
A Usina Hidrelétrica de Furnas é uma grande instalação de geração de energia elétrica localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, no Brasil. Ela foi construída na década de 1950 e começou suas atividades em 1963, tendo capacidade instalada de 1.216 MW.
A usina aproveita a força da água para gerar energia elétrica por turbinas em que são movidas pelas águas represadas pelo reservatório da usina. A energia gerada é distribuída por linhas de transmissão para diversas regiões do país.
Além disso, a usina também tem um importante papel na regulação do fluxo da região de Minas Gerais, contribuindo no controle de enchente e abastecimento de água.
Janeiro de 2023 registrou o maior volume de chuva para o mês desde o ano 2000
Em São José da Barra/MG, localizada na região da Usina Hidrelétrica de Furnas, acumulou 493,63 mm em janeiro de 2023, conforme os cálculos estimados (ou dados interpolados), correspondendo a mais do que o dobro da sua Climatologia de janeiro (230,6 mm), além de ter sido o janeiro mais chuvoso desde seus registros, que começaram a ser armazenados no ano de 2000.
O volume de janeiro de 2023 também foi o maior para um mês desde 2000, e a última vez que se observou acumulados acima de 400 mm em São José da Barra foi em fevereiro de 2020 (com 404,2 mm) e para mês de janeiro em 2012 (com 419,2 mm).
Por outro lado, em fevereiro de 2023 os acumulados de chuva estão sendo de 88 mm na cidade, até o dia 16/02/23, mas ainda está abaixo da sua climatologia do mês, sendo de 230,6 mm.
Previsão de chuva volumosa para região de Furnas
A expectativa é de chuva em forma de temporais nesta sexta-feira (17) e ao longo desde feriado de Carnaval na região de Furnas, entre os estados de Minas Gerais e de São Paulo.
Atenção: chuva intensa a qualquer hora do dia no sábado e no domingo (19), com acumulados de água significativos. Decorrente ao tempo fechado e da entrada de ar mais frio que vem na retaguarda da frente fria, as temperaturas estarão mais amenas.
Entre a segunda-feira (20) e quarta-feira (22), os temporais ocorrem mais a tarde e a noite, e estima-se que chova entre 60 mm e 200 mm, na média, na região de Furnas, até o final do carnaval.
O sistema meteorológico que devem atuar são a chegada de uma frente fria entre sexta-feira (17) e sábado (18), mais um corredor de umidade que vem da Região Norte do país, uma baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo entre sábado (18) e segunda-feira (20), muita umidade chaga na região (originadas do mar e da Região Norte do país), no período do carnaval.
Além disso, entre os dias 20,21 e parte do dia 22 de fevereiro ainda teremos a borda do vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN), que intensificará os temporais na região das Furnas, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Os próximos dias serão de fortes temporais e grandes volumes de água no litoral de São Paulo, na Serra, litoral e Grande de São Paulo, com acumulados bem elevados, que devem varia entre 100 mm e 400 mm na média, sendo os maiores valores de volume de água sobre o litoral paulista e a serra do mar até o dia 21 fevereiro de 2023. Vale ressaltar que a chuva mais intensa entre o sábado e domingo (19).
Atenção: há risco de transtornos para todo o estado de São Paulo e a metade de sul de Minas Gerais no feriado, como alagamentos, deslizamentos de terra, inundações, além de transbordamentos de córregos e rios.
A previsão é de chuva significativa nos próximos dias entre o Amazonas e o Pará, com acumulados na casa dos 300 mm. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A