Home
Notícias
A forte onda de calor que se intensificou sobre o Brasil nesta terceira semana de agosto, começa a perder força com a chegada da frente fria. A mudança na circulação dos ventos sobre o país causada por esta frente fria e o ar frio de origem polar trazido por ela vão contribuir para queda acentuada da temperatura nesta sexta-feira (25) e no próximo fim de semana.
Verão fora de época?
A onda de calor em pleno agosto, fez com que muitos usassem a expressão “tempo maluco” durante essa semana. As frentes frias são comuns em agosto e sempre causam alguma queda de temperatura nos seus dias de atuação. Decorrente aos dias de calor intenso, o choque térmica será maior e a população vai sentir a mudança de temperatura de forma mais brusca.
O que vai causar a brusca da temperatura?
A temperatura vai cair devido à causa e efeito combinado de muita nebulosidade, chuva e a presença dos ventos frios da massa de ar de origem polar que vem com a frente fria. Todas as frentes frias estão sempre associadas com uma massa de ar, de origem polar, que pode ser forte, fraca, moderada, pequena, extensa.
A massa de ar frio que vai atuar sobre o Brasil nos próximos dias avança sobre a Região Sul nesta sexta-feira (25), com moderada a forte intensidade e no fim de semana se intensifica sobre o mar, na costa da Região Sul, mas injetando o vento frio sobre o Sudeste no fim de semana.
- No sul do Brasil, o resfriamento do começo nesta quinta-feira (24), no Rio Grande do Sul, e avança para Santa Catarina e Pará nesta sexta-feira (25)
- A temperatura vai cair muito na Região Sudeste e em Mato Grosso do Sul no fim de semana, inclusive em todas as capitais.
- Em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal a temperatura também cai um pouco, mas vai continuar quente. No Nordeste e no Norte também vai continuar quente no fim de semana.
Até quando vai cair a temperatura?
Confira como será a queda da temperatura em algumas capitais brasileiras nos próximos dias. Os valores de temperatura máxima da quinta-feira (24), foram medidos pelo INMET.
Região Sul
- Porto Alegre: registrou máxima de 18,4°C na quinta-feira (24), deverá ter mínima entre 9°C e máxima de 17°C. E para o fim de semana, mínimas de 6°C e máximas de até 16°C.
- Florianópolis: registrou máxima de 21,4°C na quinta-feira (24), deverá ter mínima 13°C e máxima de 17°C. E para o fim de semana, mínimas entre 7°C e 11°C e máximas de até 16°C.
- Curitiba: registrou máxima de 29,9°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 10°C e máxima de 15°C. E para o fim de semana, mínimas entre 6°C e 7°C e máximas de até 13°C.
Região Sudeste
- São Paulo: registrou máxima de 32,3°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 16°C e máxima de 24°C. E para o fim de semana, mínimas entre 11°C e 13°C e máximas de até 15°C a 18°C.
- Rio de Janeiro: registrou máxima de 38,7°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 21°C e máxima de 27°C. E para o fim de semana, mínimas entre 16°C e 18°C e máximas de até 20°C a 23°C.
- Belo Horizonte: registrou máxima de 33°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 16°C e máxima de 18°C. E para o fim de semana, mínimas entre 16°C e 18°C e máximas de até 20°C a 23°C.
Região Centro-Oeste
- Cuiabá: registrou máxima de 40,8°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 25°C e máxima de 39°C. E para o fim de semana as máximas devem cair para 35°C.
- Brasília: registrou máxima de 30°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 19°C e máxima de 33°C. E para o fim de semana deve baixar para 31°C no domingo.
- Campo Grande: registrou máxima de 33,7°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 22°C e máxima de 34°C. E para o fim de semana, mínimas 17°C e máximas de até 25°C a 88°C.
- Goiânia: registrou máxima de 36,3°C na quinta-feira (24), e na sexta-feira (25) deverá ter mínima 17°C e máxima de 35°C. E para o fim de semana, devem baixar para 33°C no domingo.
Fique atento as informações ao longo dos dias. Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A