Notícias

Home

Notícias

Frente fria com risco para temporais e queda de temperatura na região Sul do Brasil 

Publicada por Thalyta Araújo em 01/12/2023
Tags:
Frente fria com risco para temporais e queda de temperatura na região Sul do Brasil 

O sul do Brasil se prepara para receber mais uma frente fria neste final de semana, trazendo consigo uma mudança brusca nas condições de tempo para final de semana.

Ascensão de uma corrente de ar quente

Antes da chegada da frente fria, é comum observarmos um aumento na temperatura decorrente á ascensão de uma corrente de ar quente a frente da mesma. Esse fenômeno ocorre porque o ar quente, mais leve, sobe sobre a massa de ar frio, resultando em compressão adiabática e, consequentemente, um aumento temporário da temperatura. No entanto, a intensidade desse fenômeno pode variar, influenciada pela velocidade da frente fria, estabilidade atmosférica e umidade local.

Dezembro e as condições típicas do Clima tropical

Dezembro é geralmente um mês mais quente no Brasil decorrente à primavera e o início do verão no hemisfério sul. O sol atinge uma posição mais vertical sobre o país, resultando em dias mais longos e maior recebimento de radiação solar. Neste período, predominam massas de ar quente e úmido, contribuindo para o aquecimento do ambiente e característica típicas do clima tropical.

Previsão para o final de semana

Sexta-feira (01): o tempo começa firme em boa parte dos três estados, mas o cenário muda à noite com a chegada de uma nova frente fria. O oeste e sudoeste e sul do Rio de Grande do Sul terão chuvas de moderada a forte intensidade. Porto Alegre a temperatura mínima será 20°C e a temperatura máxima será de 32°C. Florianópolis a temperatura mínima será 21°C e a temperatura máxima será de 30°C. Curitiba a temperatura mínima será de 18°C e a temperatura máxima será de 31°C.

Sábado (02): A frente fria avança, trazendo muita nebulosidade e chuva para toda a faixa centro-sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná, apesar do sol, há previsão de pancada de chuva ao longo do dia. O calor pré-frontal, aliado à alta umidade, contribui para formação de pancadas de chuva. Com a passagem da frente fria, as temperaturas declinam, com perigo para temporais e chuva volumosa na faixa oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, e alerta para temporais na faixa central e sul.

Alerta: rajadas de vento que devem variar entre 51 e 70 km/h em todo estado.

Porto Alegre a temperatura mínima será de 21°C e a temperatura máxima será de 34°C. Florianópolis a temperatura mínima será de 22°C e a temperatura máxima será de 34°C. Curitiba a temperatura mínima será de 17°C e a temperatura máxima será de 32°C.

Domingo (03): O tempo permanece instável e frio em grande parte dos três estados. A circulação intensificada do mar para o continente após a passagem da frente influenciará as condições de tempo. Há previsão é de muita nebulosidade no Rio Grande do Sul, chuvas na faixa Centro-Nordeste e nebulosidade com garoa/chuvisco na faixa sul. Entre o extremo nordeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Porto Alegre a temperatura mínima será 20°C e a temperatura máxima será de 28°C. Florianópolis a temperatura mínima será de 23°C e a temperatura máxima serpa de 33°C. Curitiba a temperatura mínima será de 18°C e a temperatura máxima será de 32°C.

Segunda-feira (04): o tempo ainda permanecerá instável na região, entre o norte de Santa Catarina e extremo sul do Rio Grande do Sul a condição será de muita nebulosidade e chuva fraca a moderada intensidade ao longo do dia. No Paraná o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite associadas algumas instabilidades deslocadas do Paraguai. Porto Alegre a temperatura mínima será de 18°C e a temperatura máxima de 22°C. Florianópolis a temperatura mínima será de 21°C e a temperatura máxima de 25°C. Curitiba a temperatura mínima será de 17°C e a temperatura máxima de 26°C. Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A