Notícias

Home

Notícias

Frente fria avança pelo centro-sul do país e há possibilidade de chuva congelada nas áreas serranas do Sul

Publicada por Thalyta Araújo em 13/06/2023
Tags:

 

Frente fria avança pelo centro-sul e as temperaturas ficam mais amenas 

 

O frio tem sido o assunto da semana em boa parte do país, desde ao Rio Grande do Sul até o sul da Região Norte. Uma forte e grande massa de ar frio, de origem polar, avança sobre o país no decorrer desta semana deixando os últimos dias de outono gelados.

As temperaturas ficam amenas nas Regiões Sul e Centro-Oeste e em parte do Sudeste. No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas ocorre o que nomeamos de friagem, quando o ar frio de origem polar chega ao sul da Região Norte.

Atenção: Já nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14) nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul (norte), Paraná (sul) e Mato Grosso do Sul (oeste e sul), poderão observar máximas abaixo de 13°C.

Figura 1: Temperatura máxima prevista para o Brasil no dia 13 de junho de 2023 – Fonte: Climatempo/GFS

 

Figura 2: Temperatura máxima prevista para o Brasil no dia 14 de junho de 2023 – Fonte: Climatempo/GFS


Geada e chuva congelada

Decorrente ao ar frio e o céu sem nuvens, há previsão de geada no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul no início da terça e quarta-feira (14). A Campanha Gaúcha já teve geada nesta segunda-feira (12), com temperaturas de -1,7°C em Quaraí e de -1,1°C em Bagé, as menores do Brasil neste dia, conforme o INMET. Além disso, há também a possibilidade de chuva congelada no decorrer da terça-feira nas serras gaúchas e catarinense.

Veja como fica a previsão para neve e chuva congelada

Figura 3: Média de temperatura mínima prevista para o Brasil entre os dias 13 e 17 de junho de 2023 – Fonte: Climatempo/GFS

Semana gelada

A friagem no sul da Região Norte deve ocorrer até sexta-feira, 16 de junho, com previsão de temperaturas um pouco abaixo dos 10°C. Para a região de Vilhena, no sul de Rondônia, a previsão é de temperatura entre 8°C e 10°C.

Muitos recordes de menor temperatura do ano devem ser registrados durante essa semana no Brasil devido a intensa onda de frio. As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco, devem registrar novos recordes de menor temperatura em 2023 e menor temperatura máxima, até o momento.

Observação: nesta segunda-feira (12), Porto Alegre teve duplo recorde de frio, com temperatura mínima de 7,3°C e máxima de 14,7°C e Campo Grande, registrou a menor máxima do ano, com marca de 20,5°C. Com informações da Climatempo. 


Fim de tarde do dia que nevou em Gramado

Uma das câmeras da Clima ao Vivo em Gramado registrou o fim de tarde de um dia que nevou em Gramadoclique na imagem e confira o vídeo:

Clique aqui e confira o vídeo!


Vídeos nessas regiões

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

 Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A