Home
Notícias
Várias regiões das faixas Sul e Sudeste do Brasil devem registrar a formação de nevoeiros, no decorrer dos próximos dias, o fenômeno que poderá impactar diversas capitais, como Porto Alegre, Curitiba, Vitória e Rio de Janeiro. A combinação de fatores deixa a terça-feira (02) e a quarta-feira (03) propícias para a ocorrência do fenômeno, com potencial para reduzir a visibilidade nas primeiras horas da manhã.
Como se forma o nevoeiro?
O nevoeiro se forma quando a umidade do ar próxima ao solo se condensa em pequenas gotículas de água. Para que esse fenômeno ocorra, a umidade relativa do ar precisa estar muito alta, geralmente acima de 90%, e a temperatura do ar deve ser baixa. Além disso, é necessário que o vento seja fraco ou inexistente.
O resfriamento do ar pode acontecer de duas maneiras principais: durante a noite, quando há perda de calor (resultando no nevoeiro de radiação), ou quando uma massa de ar frio se desloca sobre uma superfície quente (formando o nevoeiro de advecção). Ambos os tipos de nevoeiro são comuns em regiões de relevo acidentado e próximas e grandes corpos d’água, onde a combinação de fatores é mais intensa.
É importante destacar que o nevoeiro, neblina e névoa são fenômenos semelhantes, mas se diferenciam na densidade e visibilidade. O nevoeiro é o mais denso, com visibilidade inferior a 1km, a neblina é um pouco menos densa, reduzindo a visibilidade para entre 1 e 10 km, enquanto a névoa é a menos densa, permitindo uma visibilidade superior a 10 km. Todos se formam em condições de alta umidade e baixas temperaturas, mas o impacto na visibilidade é o que os distingue.
Regiões afetadas
Na terça-feira (03), o destaque será para a região metropolitana de Porto Alegre, a Campanha Gaúcha, a faixa central de Santa Catarina, a faixa centro-leste do Paraná, incluindo Curitiba, Vale do Paraíba em São Paulo, e a Zona da Mata em Minas Gerais. Já na quarta-feira (04), as condições de nevoeiro se estenderão para Vitória, no Espírito Santo, a faixa sul do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana do Rio de Janeiro, e a faixa litorânea sul do estado de São Paulo.
Impactos na rotina
O nevoeiro pode causar significativas reduções na visibilidade, impactando inclusive o tráfego aéreo e rodoviário. Motoristas devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade ao trafegar em áreas afetadas pelo fenômeno, enquanto aeroportos localizados nas regiões citadas podem registrar atrasos e cancelamentos de voos.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A