Home
Notícias
O fim de semana será de calor em todo o Brasil, mesmo com pancadas de chuva em quase todo o país. Uma frente fria se afasta da costa paulista, mas é um sistema fraco que não tem força para injetar ar frio de origem polar pelo interior do país. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no extremo norte do Brasil vai trazer chuva volumosa para várias áreas do Norte e do Nordeste.
Uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica está se intensificando sobre o Sudeste. Essa condição climática diminuirá a formação de nuvens e, consequentemente, a probabilidade de chuvas, especialmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Com a redução da nebulosidade, o calor será intenso nessas regiões, e as temperaturas devem aumentar no domingo, superando as de sábado. Essa tendência de tempo seco e quente também se estende ao leste do estado de São Paulo, abrangendo a capital e o litoral paulista
Prepare-se para um fim de semana de calor intenso no Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que devem registrar as temperaturas mais altas do país. No Rio Grande do Sul, os termômetros podem chegar a marcar 40°C, ou até ultrapassar essa marca em algumas áreas. A previsão se confirma com o registro da última sexta-feira, 7 de fevereiro, quando a cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, foi o local mais quente do Brasil, com 38,5°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Brasil registrou temperaturas escaldantes nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, com diversas cidades ultrapassando a marca dos 36°C. Quaraí, no Rio Grande do Sul, liderou o ranking de calor com impressionantes 38,5°C, seguida por Silva Jardim, no Rio de Janeiro, com 37,7°C, e Palmas, no Tocantins, com 37°C. Outras cidades fluminenses, como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Seropédica e Niterói, também marcaram temperaturas elevadas, assim como municípios de São Paulo, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.
Risco de temporais
Um fim de semana típico de verão no Brasil, com muito sol, calor e pancadas de chuva, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e Sul. As pancadas de chuva devem ocorrer em praticamente todas as áreas dessas regiões, especialmente durante a tarde e à noite, devido ao calor e à umidade. No Nordeste, o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) se afastará, diminuindo as chuvas na costa leste e permitindo o retorno do sol. No entanto, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará a provocar chuvas intensas no Maranhão.
A combinação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com a circulação de ventos de vórtices ciclônicos em médios e altos níveis da atmosfera criará grandes áreas de instabilidade sobre o Norte do Brasil neste fim de semana. Essa região será a mais afetada pelas chuvas, que serão generalizadas e volumosas, com risco de temporais. O infográfico destaca as áreas com maior probabilidade de ocorrências de chuva forte no sábado, 8 de fevereiro de 2025.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A