Home
Notícias
Minas Gerais, especialmente durante o verão, é palco de variações climáticas extremas, onde fenômenos globais como o El Niño e características locais, como a orografia diversificada, desempenham papéis significativos.
O El Niño, marcado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial, desencadeia modificações na circulação atmosférica, resultando em condições de seca ou aumento de precipitações em diferentes regiões.
Este fenômeno contribui para tornar a chuva mais irregular e variável, com as combinações de calor e umidade desempenhando um papel crucial na ocorrência desses eventos. Adicionalmente, a orografia do estado, composta por planaltos, serras e vales, intensifica a distribuição da chuva, com áreas mais elevadas induzindo chuvas orográficas e áreas mais baixas experimentando menor intensidade.
Temperaturas quentes e chuvas intensas
A capital mineira vivenciou uma madrugada quente, registrando a temperatura mínima mais elevada do ano, indicando noites reativamente quentes em comparação com períodos anteriores. No mesmo dia, uma chuva intensa surpreendeu a cidade, atingindo 25% da quantidade mensal esperada em apenas duas horas, com 81 milímetros de chuva em 20 minutos. Esses eventos destacam a dinâmica de tempo e curto prazo e os desafios enfreados pela população diante de extremos meteorológicos repentinos.
Previsão para os próximos dias
Previsão do tempo para sexta-feira (19)
A região norte permanecerá com tempo firme, enquanto na faixa central e sul, a aproximação de uma frente fria intensificará as temperaturas antes de sua passagem. A combinação do forte calor e alta umidade disponível aumenta a probabilidade de chuvas, principalmente durante a tarde e noite.
Alerta para faixa sudeste, onde há risco de temporais e para faixa central, onde a chuva será de moderada a forte intensidade. Durante períodos de chuva intensa, rajadas de ventos atingirão entre 40 e 50 km/h na faixa sudeste.
Previsão do tempo para sábado (20)
A frente fria avança sobre o estado, trazendo consigo a previsão de pancadas de chuva em todo a faixa central e sul. Alerta para temporais nessas regiões, alertando para previsão de chuvas intensas, ventos fortes e raios. Não há previsão de chuva para a faixa norte neste dia, proporcionando um contraste marcante em relação às outras regiões.
Previsão do tempo para domingo (21)
A instabilidade avança em todo o estado, resultado da alta umidade deixada pela passagem da frente fria e da canalização da umidade pela formação de uma baixa pressão próximo ao litoral do Rio de Janeiro.
Na faixa sudeste, as condições serão marcadas por muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Para o restante do estado, o sol aparecerá, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Destaque para a faixa sul e centro, onde há alerta para temporais. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A