Logo

Notícias

Home

Notícias

Fevereiro pode registrar chuvas ainda mais fortes em Minas Gerais

Publicada por Samira Avelar em 28/01/2020
Tags:
Clique aqui e veja 6 câmeras ao vivo em Belo Horizonte!

Clique na imagem acima e veja 6 câmeras ao vivo em Belo Horizonte!

 


VEJA MAIS DE 110 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Fevereiro mais chuvoso?

Segundo a página Informações Meteorológicas, o próximo mês pode registrar chuvas ainda mais fortes em Minas Gerais. Confira as informações na íntegra:

Mais chuvas fortes

A população mineira deve se preparar para o retorno, ainda mais forte em fevereiro, do fenômeno meteorológico que causou, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (27), 45 mortes e a retirada de mais de 15 mil pessoas de suas casas nos últimos dias no estado de Minas Gerais.

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A informação foi confirmada pelo professor e pesquisador em meteorologia Ruibran dos Reis. De acordo com ele, os sistemas meteorológicos já previam, há pelo menos seis meses, que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS (entenda mais abaixo), ocorreria em Minas em janeiro e, com mais intensidade, em fevereiro de 2020.

VEJA MAIS DE 110 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Localização

Essa estimativa, porém, não apresenta as regiões onde a precipitação será mais mais intensa. Um estudo mais específico só poderá ser feito uma semana antes da ocorrência do fenômeno. "Não sabemos ainda onde ele irá se posicionar. Em 2011, por exemplo, o mesmo fenômeno se posicionou na região serrana do Rio de Janeiro, causando tragédias".

Minas Gerais e São Paulo

Para o especialista, a volta intensa da ZCAS pode ocorrer no Sul, Norte ou parte do Leste de Minas, pegando ainda parte de São Paulo. "A maior probabilidade é que não se repita aqui na Central e Zona da Mata, regiões onde ele já atuou. É muito difícil o sistema se repetir", disse.

O que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul?

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema meteorológico que transporta umidade da Amazônia até o Oceano Atlântico, próximo à costa da região Sudeste do país. O fenômeno funciona a partir da variação de pressões: de forma simplificada, a água amazônica é atraída até o litoral e, nesse caminho, ao passar pela zona de convergência da frente fria, precipita-se, causando fortes chuvas. Outros fatores podem intensificar o processo.

VEJA MAIS DE 110 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A