Home
Notícias
Desde o mês de setembro os temporais têm sido frequentes no sul do Brasil, levando a grandes estragos. E o mês de outubro finalizou com chuva acima da média em boa parte das regiões do país, e já deixa em alerta para o começo de novembro.
No Feriado de Finados (02) os modelos numéricos de previsão do tempo indicam o início de um processo de ciclogênese sobre a Região Sul. Na sexta-feira (03), o novo e forte ciclone extratropical estará formado, com seu centro de atuação na costa do Rio Grande do Sul.
É importante ressaltar que os ciclones observados no último mês tiveram formação oceânica, enquanto esse, tem seu processo inicial no continente e atuação costeira após sua completa formação, tornando-o perigoso.
Além deste sistema em superfície, condições de circulação atmosférica em níveis médios e altos (como a presença de um vórtice ciclônico em 500 hPa e divergência dos ventos em 200 hPa), compõem uma combinação explosiva para o desenvolvimento de nuvens de grande proporção vertical, que contribuem para temporais.
Entre os dias 02 e 03, a situação é de PERIGO para tempo severo, principalmente para o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior do Paraná. Há condições de chuva intensa e volumosa, alta incidência de descargas atmosféricas e granizo de grande porte.
Além disso, toda a Região pode enfrentar ventania, tanto em razão dos temporais como também pela atuação e proximidade do ciclone extratropical.
Atenção: destaca-se que no litoral gaúcho, o vento será persistente e intenso na quinta-feira (02) até a madrugada de sábado (04). Há possibilidade para que rajadas possam alcançar valores em torno de 100 km/h. Com informações da Cliamtempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A