Home
Notícias
O inverno teve seu início astronômico em 21 de junho e o fenômeno extra-atmosférico El Niño vai influenciar o Clima no Brasil durante toda a estação.
O Sul do Brasil é uma das regiões mais impactadas pelas mudanças da temperatura e circulação dos ventos causadas pelo El Niño e terá mais chuva do que o normal durante o inverno de 2023.
O estado do Rio Grande do Sul será o mais afetado pelo El Niño, a mudança na circulação de ventos sobre a América do Sul provocadas pelo El Niño, leva mais ar quente e úmido para o extremo sul do Brasil, intensificando o volume e a frequência da chuva. Além disso, as frentes frias costumam passando pelo estado deixando áreas de instabilidades, que podem provocar chuva forte e volumosa.
Ciclone extratropical
O outono de 2023 terminou com a atuação de forte ciclone extratropical, que se formou muito próximo do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta posição, o ciclone despejou um volume de chuva excepcional no nordeste gaúcho atingindo o litoral norte, a serra gaúcha e principalmente a região metropolitana de Porto Alegre.
Volumes de chuva de 200 mm a 300 mm foram observados em 48 horas quase que de forma generalizada sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, o que causou o transbordamento de rios e enchentes em diversos municípios. Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas e houve perdas de vidas por causas da chuva excessivas.
A água do mar com temperaturas de 2°C a 3°C acima do normal no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foi um importante fator de aumento do volume de chuva. Com o mar quente, mais água é evaporada para atmosfera contribuindo na formação de nuvens de chuva.
Conforme a medição do INMET, a capital Porto Alegre recebeu 141,7 mm entre 9 horas do dia 15 de junho e 9 horas do dia 16 de junho de 2023. Esta foi a maior chuva em 24 horas para junho em Porto Alegre em 107 anos, desde 1916. Durante todo o outono, Porto Alegre acumulou um total de 452,4 mm, 36,9% acima da climatologia para a estação, que é de 330,5 mm.
El Niño aumenta a chuva e risco de enchentes
o fenômeno El Niño vai ser fortalecendo ao longo do inverno e sua influência no clima do Brasil será maior no fim da estação. Mas no Sul do Brasil, os efeitos do El Niño serão sentidos também no início da estação.
O inverno é uma estação de aumento de precipitação no Sul do Brasil e o El Niño contribuirá para volumes significativos nessas áreas, com potencial para enchentes. Com informações da Climatempo.
Vídeos nessas regiões
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A