Logo

Notícias

Home

Notícias

Defesa Civil emite alerta de pancadas de chuva em Belo Horizonte / MG

Publicada por Clima ao Vivo em 04/02/2019
Tags:

A Defesa Civil de Belo Horizonte / MG emitiu um alerta de chuva para a cidade nesta segunda (04) que vai até às 08:00h da manhã de terça-feira (05): "Instabilidade atmosférica provoca pancadas fortes de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h em Belo Horizonte. Volume: 20 a 40 mm."

Veja AO VIVO através de quatro câmeras como está o tempo em Belo Horizonte 

CPTEC/INPE

O CPTEC/INPE, também emitiu um alerta que abrange parte da região Sudeste, incluindo Belo Horizonte. Veja abaixo:

"Nesta área, ocorrerão pancadas de chuva acompanhadas de raios durante a segunda-feira (04/02). Embora possam ocorrer pancadas de chuva já durante a primeira parte do dia, as instabilidades se reforçam a tarde. Em alguns pontos a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e vir acompanhada de rajadas de vento ou queda de granizo." Veja o aviso na íntegra 

Veja AO VIVO através de quatro câmeras como está o tempo em Belo Horizonte 

Recomendações

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Adverte para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, durante o período de uma hora, é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 50 cidades em todo o Brasil


Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A