Home
Notícias
De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia haverão chuvas concentradas em certas regiões do país.
A previsão para o mês de dezembro indica que uma faixa onde se encontra grande parte da região Norte, o nordeste do Mato Grosso, São Paulo, Sul de Minas e oeste do Piauí, estarão entre a média climatológica (10 mm – em cinza no mapa) e acima da média (50 mm acima da média - em azul no mapa).
Em contrapartida, parte da região Sul poderá registrar precipitações abaixo da média (10-50 mm abaixo da média - em amarelo no mapa), embora em outras áreas localizadas no leste de Santa Catarina e no norte do Paraná os acumulados podem ficar na normalidade ou acima da média (a partir de 50 mm acima da média – em azul no mapa).
Já no centro-leste da região Nordeste, a precipitação prevista será dentro da normalidade, exceto em áreas como Bahia, Maranhão e Sul do Piauí, nessas regiões os volumes devem ficar abaixo da climatologia (10–50 mm abaixo da média – em amarelo no mapa).
No centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul as precipitações podem variar entre próximas e abaixo da média histórica, representado pelos tons cinza e amarelo no mapa (entre 100 mm acima da média e 50 mm abaixo da média).
Impacto nas culturas agrícolas
Segundo o relatório do INMET, o mês de dezembro será de chuvas mais regulares e bem distribuídas, ocorrendo nas áreas de produção da região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Já na região que abrange os estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA), a previsão aponta volumes menores de chuva, mas que serão suficientes para a manutenção da umidade do solo na maioria das localidades.
Devido a previsão de chuvas mais regulares, este mês será marcado pela elevação dos níveis de umidade no solo, o que irá favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Mas algumas áreas podem ser mais afetadas pela má distribuição de chuva, como o sudoeste do Mato Grosso, sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte de Minas Gerais.
A previsão para grande parte da região Sul é de chuvas próximas à média histórica e os níveis de umidade no solo permanecerão altos, o que beneficia a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos da primeira safra. Algumas áreas do noroeste do Paraná e do sul do Rio Grande do Sul podem ter volumes mais baixos de precipitação e a umidade do solo reduzida.
E quanto à temperatura?
A previsão indica que poderá ser acima da média em grande parte do Brasil (0.2 °C a 1.5 °C acima da média - representado pelos tons de amarelo e laranja no mapa), compossibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso (1.5 °C a 2 °C acima da média - representado pelos tons em vermelho no mapa), principalmente no norte do país, no qual as temperaturas médias podem ultrapassar os 28 °C.
Já em áreas mais pontuais do Amazonas, Amapá, sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas próximas ou pouco abaixo da média (a partir de 0.2 °C abaixo na média - representado pelos tons cinza e azuis no mapa), devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura).
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A