Notícias

Home

Notícias

Confira como será o tempo previsto entre os dias 16 a 23 de Dezembro

Publicada por Julia Reis em 18/12/2024
Tags:
A imagem ilustra a previsão de chuvas para esta semana em todo o brasil
Confira como será o tempo previsto entre os dias 16 a 23 de Dezembro  - Fonte: Clima ao Vivo.

A previsão meteorológica para a semana indica variações significativas nos volumes de chuva acumulada em todo o Brasil, com destaque para áreas que poderão registrar precipitações expressivas, enquanto outras enfrentarão condições mais secas. O cenário aponta diferenças regionais marcantes, influenciadas por sistemas de instabilidade, calor e umidade, impactando diretamente o clima nas cinco regiões do país. 

Trata-se de um mapa para chuvas previstas na terceira semana de dezembro de 2024
Mapa de acumulados de chuva - 16 a 23 de Dezembro - Fonte: INMET.

O mapa apresenta a estimativa de chuva acumulada baseada no modelo numérico COSMO, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo a previsão, os acumulados semanais poderão ultrapassar 50 mm (representados em amarelo no mapa) em grande parte das Regiões Sudeste, centro-norte do Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Em contrapartida, nas áreas do norte da Região Norte e em boa parte do Nordeste, os volumes previstos serão inferiores a 20 mm (representados em verde no mapa), podendo ocorrer áreas sem precipitação significativa. 

No Norte do país, as condições de instabilidade associadas ao calor intenso e à elevada umidade atmosférica deverão provocar pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados superiores a 30 mm (representados em verde no mapa) e 50 mm (representados em amarelo no mapa) em grande parte da região. No entanto, áreas do norte do Pará e grande parte de Roraima deverão registrar acumulados inferiores a 10 mm (representados em cinza no mapa). Em algumas localidades, como no centro-oeste do Amazonas, no oeste do Acre e em pontos isolados do sul do Pará e Tocantins, as chuvas podem ultrapassar 100 mm (representados por vermelho no mapa). No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá gerar volumes acumulados superiores a 100 mm (representados por vermelho no mapa). 

No Nordeste, o cenário indica possibilidade de chuvas leves nas faixas leste e norte, enquanto o interior deverá se manter quente, com baixa chance de precipitação. No oeste da Bahia e no sudoeste do Maranhão, os acumulados previstos ficarão abaixo de 20 mm (tons em verde). 

No Centro-Oeste, as instabilidades deverão persistir ao longo da semana, trazendo chuvas significativas no Mato Grosso do Sul. Grande parte de Goiás e Mato Grosso do Sul apresentarão acumulados acima de 40 mm (tons de verde), podendo alcançar até 100 mm em localidades pontuais (tons de vermelho). 

No Sudeste, as chuvas apresentarão uma distribuição espacial variada, influenciadas pelas instabilidades geradas por sistemas no oceano. A semana terá início com precipitações em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo, que deverão se manter ao longo da semana. Os volumes acumulados poderão superar 100 mm (tons em vermelho) em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo, o início da semana será marcado por tempo firme, mas, a partir de 20 de dezembro, novas instabilidades deverão resultar em chuvas expressivas, com acumulados de até 80 mm (tons em vermelho no mapa) em algumas áreas do nordeste do Estado. 

Na Região Sul, o início da semana será chuvoso no leste, seguido de períodos mais estáveis. Contudo, a partir de 20 de dezembro, novas instabilidades deverão provocar chuvas intensas em Santa Catarina, Paraná e centro-norte do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados semanais são esperados para Paraná e Santa Catarina, com volumes superiores a 40 mm. 

 

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados




Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A