Notícias

Home

Notícias

Compreenda a ZCIT: Por que as precipitações intensas foram persistente no norte do Brasil?

Publicada por Thalyta Araújo em 06/03/2025
Tags:
A imagem mostra o avanço de chuva intensa em Belém do Pará
ZCIT: Chuvas Intensas no Norte do Brasil - Entenda o Fenômeno

Os constantes temporais que têm atingido a faixa norte do país nas últimas semanas, com volumes elevados de chuva, têm como responsável o sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Em Fortaleza, por exemplo, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na manhã de sexta-feira (28) um acumulado de 178,2 mm, valor que corresponde a praticamente toda média do mês de fevereiro que é de 187,0 mm.

E a previsão de chuvas se estendeu em parte do país e, por isso, a área do nordeste do Pará até o norte do Ceará encontrou-se sob vigência de um aviso vermelho (grande perigo) para chuvas intensas emitido pelo Inmet até na manhã do dia 01 de março de 2025..

O que é a ZCIT?

A ZCIT é formada pela confluência dos ventos alísios provenientes do nordeste, com origem no Hemisfério Norte, e, também de ventos do sudeste, com origem no Hemisfério Sul.

A sua posição varia ao longo do ano entre as latitudes 14 graus ao Norte e 2 graus ao Sul da linha do Equador. Esse deslocamento norte-sul depende da estação do ano, alcançando sua localização mais ao norte nos meses de agosto e setembro (inverno/primavera do Hemisfério Sul) e mais ao sul nos meses de março e abril (verão/outono).

Influência do Oceano Atlântico

Outro aspecto importante a destacar é a influência do Oceano Atlântico Tropical sobre a ZCIT, pois águas mais quentes do que o normal no Oceano Atlântico Tropical Sul (elipse em vermelho na Figura 1) e águas mais frias no Oceano Atlântico Tropical Norte (elipse em azul na Figura 1) estão mantendo a ZCIT mais ao sul e favorece o aumento da evaporação próxima à costa norte do país, promovendo maior instabilidade atmosférica, intensificando a formação de nuvens carregadas e chuvas associadas.

A imagem mostras as áreas com precipitações e anomalias
Figura 1: Desvio de temperatura da Superfície do Mar (°C) - Fonte: INMET


Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A