Home
Notícias
De acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuva acumulada significativa em grande parte do Brasil durante o período de 13 a 16 de dezembro. Os volumes podem ultrapassar 50 mm nas Regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte (representados em tons de amarelo no mapa). Por outro lado, no norte da Região Norte e em grande parte do Nordeste, as chuvas deverão ser menos expressivas, com acumulados abaixo de 20 mm (representas em verde no mapa) ou áreas sem precipitação significativa.
Região Norte
Áreas de instabilidade relacionas ao calor e à alta umidade mantêm a tendência de pancadas de chuva ao longo do período, com acumulados de 30 mm (representados em tons de verde no mapa) em boa parte da região. No centro-oeste do Amazonas e no leste do Pará, onde os acumulados podem superar 100 mm (representados por tons de vermelho a rosa no mapa). No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuirá para volumes superiores a 80 mm. Por outro lado, o norte do Pará e grande parte de Roraima deverão registrar chuvas menos expressivas, com acumulados abaixo de 20 mm.
Região Nordeste
Nesta região a possibilidade é que haja áreas de instabilidade, com chuvas no oeste e sul da Bahia, Maranhão e Piauí, embora com acumulados inferiores a 20 mm. Nas faixas leste e norte da região, há possibilidade de chuva fraca, enquanto o interior deverá permanecer com tempo seco e quente, apresentando baixa probabilidade de precipitação.
Região Centro-Oeste
O período será marcado por instabilidades persistentes, especialmente em Mato Grosso do Sul e Goiás, onde os acumulados podem atingir 100 mm em algumas áreas (tons de vermelho). No Mato Grosso, as chuvas deverão variar entre 10 mm e 40 mm, sendo menos intensas em comparação às demais áreas da região.
Região Sudeste
A Região Sudeste apresentará significativa variação espacial das chuvas devido a instabilidades causadas pelo deslocamento de um sistema sobre o oceano. As chuvas se intensificarão no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo a partir do dia 11 e persistindo durante a semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro a semana começa com chuva, reduzindo a partir da quinta-feira (12) e retornando no sábado (14). Os maiores acumulados previstos para São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro poderão ultrapassar 100 mm em algumas localidades.
Região Sul
O período começará com tempo firme no Rio Grande do Sul, mas instabilidades retornarão em toda a região a partir do dia 14. Santa Catarina e Paraná terão chuvas localmente fortes no início do período. A partir do sábado (14) poderão se formar novas instabilidades que provocarão chuvas em toda região. Para o Paraná e leste de Santa Catarina estão previstos os maiores acumulados, com volumes que poderão ultrapassar 80 mm.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A