Notícias

Home

Notícias

Como será o tempo no terceiro fim de semana do mês de dezembro? Confira aqui! 

Publicada por Julia Reis em 12/12/2024
Tags:
A imagem ilustra as previsões de chuva sobre todo o Brasil no terceiro fim de semana de Dezembro
Como será o tempo no terceiro fim de semana do mês de dezembro? Confira aqui! - Fonte: Clima ao Vivo.

De acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuva acumulada significativa em grande parte do Brasil durante o período de 13 a 16 de dezembro. Os volumes podem ultrapassar 50 mm nas Regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte (representados em tons de amarelo no mapa). Por outro lado, no norte da Região Norte e em grande parte do Nordeste, as chuvas deverão ser menos expressivas, com acumulados abaixo de 20 mm (representas em verde no mapa) ou áreas sem precipitação significativa. 

 

A imagem mostra um mapa de previsão de chuva para o país do dia 9 ao dia 16 de Dezembro
Previsão de chuva 09 a 16 de dezembro de 2024 - Fonte: INMET.

Região Norte 

Áreas de instabilidade relacionas ao calor e à alta umidade mantêm a tendência de pancadas de chuva ao longo do período, com acumulados de 30 mm (representados em tons de verde no mapa) em boa parte da região. No centro-oeste do Amazonas e no leste do Pará, onde os acumulados podem superar 100 mm (representados por tons de vermelho a rosa no mapa). No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuirá para volumes superiores a 80 mm. Por outro lado, o norte do Pará e grande parte de Roraima deverão registrar chuvas menos expressivas, com acumulados abaixo de 20 mm. 

 

Região Nordeste 

Nesta região a possibilidade é que haja áreas de instabilidade, com chuvas no oeste e sul da Bahia, Maranhão e Piauí, embora com acumulados inferiores a 20 mm. Nas faixas leste e norte da região, há possibilidade de chuva fraca, enquanto o interior deverá permanecer com tempo seco e quente, apresentando baixa probabilidade de precipitação. 

 

Região Centro-Oeste 

O período será marcado por instabilidades persistentes, especialmente em Mato Grosso do Sul e Goiás, onde os acumulados podem atingir 100 mm em algumas áreas (tons de vermelho). No Mato Grosso, as chuvas deverão variar entre 10 mm e 40 mm, sendo menos intensas em comparação às demais áreas da região. 

 

Região Sudeste 

A Região Sudeste apresentará significativa variação espacial das chuvas devido a instabilidades causadas pelo deslocamento de um sistema sobre o oceano. As chuvas se intensificarão no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo a partir do dia 11 e persistindo durante a semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro a semana começa com chuva, reduzindo a partir da quinta-feira (12) e retornando no sábado (14). Os maiores acumulados previstos para São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro poderão ultrapassar 100 mm em algumas localidades. 

Região Sul 

O período começará com tempo firme no Rio Grande do Sul, mas instabilidades retornarão em toda a região a partir do dia 14. Santa Catarina e Paraná terão chuvas localmente fortes no início do período. A partir do sábado (14) poderão se formar novas instabilidades que provocarão chuvas em toda região. Para o Paraná e leste de Santa Catarina estão previstos os maiores acumulados, com volumes que poderão ultrapassar 80 mm. 

 

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados




Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A