Home
Notícias
Foto ilustrativa - Freepik
VEJA MAIS DE 130 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Cometa Swan
Quer saber informações do Cometa Swan? Veja abaixo informações de especialistas:
Descoberta
Segundo informações da nossa parceira Conexão Geoclima, o Cometa Swan foi descoberto no dia 11 de Abril de 2020 pelo astrônomo australiano amador Michael Mattiazzo. Também é conhecido como Cometa "verde".
Origem do nome
O nome do cometa se deu ao fato de ter sido observado pelo Swan (Solar Wind Anisotropies), instrumento que faz parte do satélite de observação Sono, operado pela Agência Espacial Europeia e pela Nasa.
Brilho
De acordo com a astrônoma Lyudmila Koshman do Planetário de Moscou, esse objeto espacial pode se converter no cometa mais brilhante dos últimos sete anos. Ainda segundo a astrônoma, devido ao vento solar, o cometa começa a formar caudas de gás e poeira de onde surge o brilho.
VEJA MAIS DE 130 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Proximidade da Terra
A astrônoma acredita que o cometa chegará à 117 milhões de quilômetros da Terra. Já no dia 31 de maio, estará a uma distância de 38 milhões de quilômetros do Sol, passando mais perto do que Mercúrio. Enquanto mais próximo do sol mais o cometa se evapora.
Por que a cor verde?
Koshman esclarece que os gases do núcleo do cometa são determinantes para a cor que o objeto espacial terá. O Swan tem em seu interior o cianogênio, o que faz originar a cor verde: a radiação ultravioleta excita as moléculas de cianogênio deixando-as fluorescentes.
Cianeto
Lembrando que o gás cianeto causa irritação nos olhos e no sistema respiratório podendo provocar vertigem, tonturas, inconsciência, convulsões e até óbito.
Poderá ser visto a olho nu?
Com informações do Marcelo Zurita da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), diferente do que está sendo divulgado em alguns sites pela internet, o Cometa Swan não poderá ser visto a olho nu agora, porque estará muito próximo do Sol.
Há indícios que em julho, quando ele começa a se afastar do sol, poderá ser visto no início da tarde, preferencialmente no hemisfério norte.
VEJA MAIS DE 130 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Meteoro
Recentemente várias câmeras do Clima Ao Vivo registraram um grande meteoro. CLIQUE AQUI E VEJA A NOTÍCIA E VÍDEO EXCLUSIVO!
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?
Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 100 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A