Logo

Notícias

Home

Notícias

Com o retorno da chuva, índice de queimadas cai no Centro-Oeste

Publicada por Thalyta Araújo em 28/09/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Previsão do tempo para o Centro-Oeste do Brasil

O retorno da chuva ao Centro-Oeste do Brasil, tem colaborado na diminuição de incêndios na região. Segundo as informações publicadas no Relatório Diário do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 24 e 25 de setembro, o número de focos de incêndio, reduziram mais de 85% nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Um levantamento feito na última quinta (23), Goiás havia registrado 190 focos de incêndio, no dia seguinte sexta-feira (24), este número reduziu para 16. Representando uma queda de 92% em apenas 24 horas. No Mato Grosso, os focos de queimadas totalizavam 352 na última sexta-feira (24), caindo para 55 no sábado (25), apresentando uma redução de 84% no índice. Já em Mato Grosso do Sul, este número de queimada caiu em 87% em apenas um dia em 24/09, com 151 focos, o valor reduzindo para 20 no dia seguinte.

Assim, a chuva nos últimos dias somada ao empenho do Corpo de Bombeiro, tem sido primordial no controle dos incêndios florestais que alcançam importantes áreas do Centro-Oeste. O Pantanal é um exemplo, a quantidade de queimadas no bioma no ano de 2020 é superior desde de 1998, quando começou o monitoramento no local. Conforme o registro do INPE, mais de 18,6% do território já queimou. A área incendida é proporcional a 3 milhões estádios do Maracanã.

Os incêndios florestais que começaram na Chapadas dos Veadeiros, a cerca de duas semanas já consumiram mais de 36 mil hectares de vegetação.

Chuva prolongada no Centro-Oeste esta semana

No decorrer da semana, o calor e alta umidade ainda será causadora de temporais na região Centro-Oeste, com destaque para o estado de Mato Grosso. Já nos outros estados, Goiás, Moto Grosso do Sul e Distrito Federal, a tendência é de pancadas de chuva isoladas e rápidas, seguido dessa forma até quarta-feira (30).

Já a partir de sexta-feira (01), a chuva retorna ao Centro-Oeste do Brasil.

Com informações do Climatempo.

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A