Home
Notícias
A previsão do INMET para o mês de setembro indica chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, Mato Grosso do Sul (sul) e de São Paulo, assim como grande parte da Região Sul. Nas demais regiões, como Centro-Oeste e Sudeste, Região Norte, interior da Região Nordeste e Paraná (oeste), são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica.
Vale ressaltar que a diminuição das chuvas na maioria do país, nesta época é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar e consequentemente, contribui para o aumento de incidência de queimadas, além do aumento doenças respirometrias.
Considerando a previsão climatológica do INMET para setembro de 2024 e seus possíveis impactos nas principais culturas, a tendência é de pouca chuva em grande parte do Brasil e aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, inclusive no MATOPIBA (região onde abrange dos estados do MA, TO, PI e BA). Contudo, essas mesmas condições podem ser benéficas para a maturação e colheita do algodão. Já nas demais regiões Centro-Oeste e Sudeste, este cenário poderá beneficiar a maturação e colheita das lavouras de milho e trigo.
Por outro lado, a falta de chuvas, poderá afetar as lavouras de trigo em período de enchimento de grãos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Em grande parte da Região Sul, mesmo com a previsão de chuvas próximas da média, as condições poderão ser favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno.
Temperatura
A previsão indica que as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do país, devido à redução de chuva, com possibilidade de alguns dias de calor em excesso, inclusive em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 30°C.
Em algumas localidades da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, as temperaturas médias devem ficar na faixa normal, oscilando entre 20°C e 22°C, assim como em Minas Gerais (norte). Na região Sul, são previstos valores acima da média nos três estados, porém no Rio Grande do Sul e Paraná (oeste), as temperaturas devem permanecer próxima à média.
Já nas áreas de maires altitudes das regiões sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 12 °C. Além disto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de geadas em algumas localidades destas regiões, decido a entrada de massa de ar frio que podem provocar declínio considerável de temperatura.
Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperaturas médias do ar do modelo climático do INMET, para o mês de setembro de 2024.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A