Notícias

Home

Notícias

Ciclone extratropical se forma neste sábado (08) no Sul do Brasil  

Publicada por Thalyta Araújo em 08/07/2023
Tags:
Ciclone extratropical se forma neste sábado no Sul do Brasil  

Como foi previsto e alertado nos últimos dias, voltou a chover muito no Rio Grande do Sul, menos de um mês após o evento de chuva extrema de meados de junho, provocados por um ciclone extratropical. Neste sábado (08), após a passagem de uma frente fria que provocou chuva forte, decorrente ao ciclone que está se formando, o alerta continua para esse final de semana.

Figura 1: Novo ciclone extratropical se forma no sábado (08) entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Fonte: Climatempo

A chuva volumosa na sexta-feira foi provocada pela passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Em apenas 12 horas, entre 10h e 22h na sexta-feira (07), várias áreas acumularam 60 mm a 80 mm, pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Na cidade Lajeado teve quase 93 mm neste período.

Mas no período de 24 horas, entre 5h30 do dia 7 e 5h30 de 8 julho de 2023, os pluviômetros do Cemaden e do INMET registram mais de 100 mm acumulados em várias localidades gaúchas. Confira alguns volumes de chuva elevados registrados entre 5h30 do dia 07/07 e 5h30 de 8/07 de 2023.



- Lajeado/RS: registrou um acumulado de chuva de 118,4 mm
- Pinhal Grande/RS: registrou um acumulado de chuva de 115,2 mm
- Candelária/RS: registrou um acumulado de chuva de 115,2 mm
- Bom Princípio/RS: registrou um acumulado de chuva de 106,6 mm
- Teutônia/RS: registrou um acumulado de chuva de 106,4 mm
- Torres/RS: registrou um acumulado de chuva de 103,8 mm
- Estrela/RS: registrou um acumulado de chuva de 101,6 mm
- Alto Feliz/RS: registrou um acumulado de chuva de 100,6 mm
- Nova Petrópolis/RS: registrou um acumulado de chuva de 100,0 mm

A média de chuva para julho para a maioria das áreas do Rio Grande do Sul, vaira de 140 mm a 180 mm. Confira o mapa com a média de precipitação calculada pelo INMET para o período de 1991 a 2020.

Figura 2: Média de chuva normal para o Rio Grande do Sul em julho – Fonte: INMET

 

Ciclone extratropical se forma neste sábado (08)

A chuva ainda será volumosa em parte do Rio Grande do Sul neste sábado (08), decorrente ao processo de formação de um novo ciclone extratropical de uma frente fria. O ciclone deve se organizar próximo ao litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.

Figura 3: chuva forte no Rio Grande do Sul em 07/07 provocada por passagem de frente fria – Fonte: Climatempo

 

A previsão é que a chuva seja persistente em boa parte do centro-sul de Santa Catarina, no Planalto e Serra do Rio Grande do Sul, Vales do Rio Pardo e do Taquari na Grande Porto Alegre e no litoral central e norte gaúcho. Nestas áreas, a chuva forte ocorre na madrugada e manhã e diminui bastante à tarde.

No centro e oeste/noroeste do Rio Grande do Sul, a chuva deve parar à tarde e o sol deve aparecer entre muitas nuvens. A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai pode ter garoa de manhã, mas depois sol aparece. Na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e centro-sul do Paraná chove à tarde e à noite. O leste do Paraná deve chuva somente à noite.

Toda a chuva fica concentrada neste sábado (08), pois no domingo (09), com afastamento do ciclone extratropical, as nuvens carregadas se afastam e para de chover em quase todo o Rio Grande do Sul.



Previsão do tempo para o domingo (09)

Ainda chove no planalto e oeste/noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (oeste catarinense) e Paraná. O leste catarinense e do Paraná terão apenas chuva leve neste domingo incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis. Com informações da Climatempo. 


Vídeos
Confira vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo:

   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A