Home
Notícias
Nos próximos dias, o Brasil deve enfrentar um novo e intenso período de frio decorrente a formação de um ciclone extratropical em alto-mar. Embora o sistema não passe diretamente sobre nenhuma região do país, sua influência será significativa, inclusive nas áreas mais ao sul do país.
Ciclone e alta pressão: A combinação perfeita para um novo período de friagem
A combinação da atuação de uma alta pressão e a formação de ciclone em alto-mar é responsável pela massa de ar polar, contribuirá para corredor de vento. Este fenômeno impulsionará ventos frios para grande parte do país, inclusive no início da próxima semana. Espera-se que segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, sejam os dias mais gelados desta nova onda de frio.
Conforme o mapa meteorológico, as temperaturas em Mato Grosso do Sul, São Paulo (oeste), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderão ficar até 5°C abaixo da média para o mês. Estas regiões, destacadas em azul no mapa, já enfrentarão temperaturas reduzidas na segunda-feira (12).
O frio se intensifica na terça-feira (13), com boa parte do centro-sul registrando temperaturas até 5°C abaixo da média. Amplas áreas de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul (norte), poderão ver uma queda ainda mais acentuada, com temperaturas até 7,5°C abaixo da média normal para o mês, conforme indicado pelas áreas em roxo no mapa.
Chance de geada reforçada
O novo pulso de ar frio também aumentará significativamente a chance de geada nos estados do Sul. As áreas destacadas em azul no mapa, entre o centro, o Paraná e o Sul do Rio Grande do Sul, apresentam alta probabilidade de geada na terça-feira. Este será um dos períodos mais rigorosos do inverno, com o frio se espalhando de maneira intensa por várias regiões.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A