Notícias

Home

Notícias

Ciclone causa vento intenso e ressaca forte entre o Sul e Sudeste do Brasil

Publicada por Samira Avelar em 19/04/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Ciclone

Uma área de baixa pressão atmosférica se formou neste domingo (18) e pode evoluir para um ciclone que atuará no oceano na altura do litoral das regiões sudeste e sul do Brasil, mais precisamente a cerca de 500/600 km da costa do Rio de Janeiro e aproximadamente 650 km de distância do litoral de Santa Catarina.

Ventos fortes

A simulação de modelos atmosféricos e análise de temperatura da água do mar, sugere que essa área de baixa pressão atmosférica poderá evoluir para um ciclone subtropical, nesta segunda-feira (19), com influência mais significativa no litoral do Rio de Janeiro, onde pode registrar vento forte entre o período da noite de segunda (19) e quarta-feira (21).

O vento mais intenso pode ocorrer na terça-feira (20) com rajadas que podem variar entre 60 e 80 km/h. Na região de Cabo Frio e Cabo de São Tomé as rajadas podem chegar em aproximadamente em 80 km/h.

Na faixa entre o litoral de Santa Catarina e São Paulo, a previsão é de vento moderado a forte: entre 40 e 60 km/h.

Mar agitado

O mar ficará agitado entre a faixa costeira do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, nesta terça-feira (20). Nas praias da região sul e de São Paulo, é esperado ondas entre 2 e 2,5 metros. No Rio de Janeiro podem chegar em 3 metros no período da noite.

Já na quarta-feira (21), as ondas podem chegar em 5 metros em mar aberto, já nas praias do Rio de Janeiro pode ficar entre 3 e 3,5 metros e nas demais regiões costeiras entre o litoral gaúcho e fluminense, pode chegar entre 2 e 3 metros.

Na quinta-feira (22), pode alcançar o pico da ressaca e trazer problemas para a faixa costeira do sudeste e sul. No Rio de Janeiro pode chegar a 4 metros e em Santa Catarina 3,5 metros.

No Espírito Santo as ondas podem variar entre 1,5 e 2 metros.

Até então, a previsão de mar agitado dura até sexta-feira (23) e é altamente não recomendado navegação nesse trecho até o fim de semana.

Mais informações Climatempo

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no Telegram e WhatsApp?

Envie um "oi" no nosso Telegram ou WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A