Home
Notícias
A expectativa é de muita chuva para segunda quinzena no país. Nesta semana, uma frente fria avançou pela costa da região Sul, e deve alcança o estado de São Paulo ainda nesta quarta-feira (20), e entre quinta-feira (21) e sexta-feira (22) se espalha pela costa do Sudeste, chegando ao Espírito Santo.
A frente fria avança pelo litoral de São Paulo ainda nesta quarta-feira (20) e na trajetória as precipitações aumentam sobre o Paraná. No Sudeste, a chuva vai ganhando força entre está quarta a quinta-feira (21).
Entre a quinta-feira (21) e sexta-feira (22), a frente fria se descoloca pelo consta do sudeste, contribuindo para a elevação do fluxo de umidade da Amazônia para o Sudeste, aumentando consequentemente o volume de chuva para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A tendência para o fim de semana, é que a frente fria siga em direção ao Espírito Santo, chegando a Bahia. Nesta situação, o corredor de umidade vai ser ainda mais direcionando para a Região Centro-Oeste e também para o Tocantins e em partes do Nordeste, aumentando as precipitações na região.
Atenção: as condições para chuva devem aumentar sobre a Bahia, chegando até Sergipe e o Piauí.
Zona de Convergência do Atlântico Sul
Na próxima semana, está organização de corredor de umidade junto com uma frente fria dará impressão de formação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, mas tecnicamente não teremos uma ZCAS.
Haverá alguns dias de concentração de chuva sobre parte do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e sobre o norte do Sudeste, mas sem expectativa de configuração de ZCAS. A área de chuva mais persistente e volumosa se desloca e por isso não se pode nominar de ZCAS, pois quando há atuação do fenômeno, grande área chuvosa central fica estagnada em uma mesma posição.
Sem onda de calor
O mês de novembro vem sendo um período de muita nebulosidade e chuva frequente e por isso não tem ocorrido extremos de calor. A falta de calor está sendo notada e com isso as indagações são se ainda este ano teremos onda de calor.
Não há expectativa de onda de calor, mas alguns picos de calor, como ocorreu no fim de semana no Rio Grande do Sul. Contudo, para o fim do mês pelos dois dias em determinadas regiões como Sul e Sudeste e em algumas capitais como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, devem ter elevação de temperatura devido à ocorrência uma, pré-frontal.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A