Notícias

Home

Notícias

Chuva volumosa deixa em alerta áreas da região Norte e Nordeste 

Publicada por Thalyta Araújo em 15/03/2024
Tags:

 

Chuva volumosa deixa em alerta áreas da região Norte e Nordeste 

 

Após um período de relativa estabilidade, as chuvas estão voltando a se intensificar nos estados do Norte e Nordeste do Brasil. Uma nova migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está prevista para este final de semana, prometendo acumulados elevados de chuva em várias regiões.

Estação chuvosa: impacto nas regiões afetadas

A estação chuvosa, é caracterizada por fortes chuvas e altos acumulados, tendo impacto significativo em diversos estados desde o início do verão, em 21 de dezembro. Os acumulados de chuva registrados são impressionantes, como os 407 mm em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte e os 768 mm em Fortaleza, no Ceará.

Outras regiões, como o Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, também tem enfrentado volumes expressivos de chuva, como os 820,8 mm registrados em Boqueirão do Piauí e os 963,6 mm no Maranhão. As capitais Belém e Macapá não ficaram imunes, com acumulados superiores a 1314 mm e 860 mm respectivamente.

Previsão para o final de semana: Mais chuva e alertas

Sexta-feira (15): a condição será de muita nebulosidade e chuva persistente ao longo de toda a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. Destaca-se que em várias capitais, os acumulados de chuva podem exceder os 50 mm e em muitas regiões, as chuvas já começaram desde o início da noite anterior. Para o interior desses estados, mencionados, espera-se que o sol ainda predomine, mas há previsão de fortes pancadas de chuva ao longo do dia.


Sábado (16): o cenário permanece inalterado e até se intensifica em algumas áreas. Destaque para todo o Rio Grande do Norte, Ceará, faixa norte e centro-oeste do Piauí, Maranhão, faixa leste do Pará e faixa leste do Amapá, onde a condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais em todas as regiões, inclusive nas capitas. Chove forte em todas as capitais, com acumulados que podem superar os 25 mm em todas as áreas e alcançar até 50 mm em alguns pontos, como Pará e Maranhão.

Domingo (17): embora ainda tenha a presença do sol em boa parte das regiões, a chuva ainda será persistente na faixa litorânea, incluindo as capitais do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. A condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e pouca abertura de sol. Os acumulados previstos para os dias são de mais de 25 mm de chuva, mantendo a preocupação com os possíveis impactos das precipitações intensas. Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A