Home
Notícias
A chuva forte que assolou o estado nos últimos dias contribuiu significativamente para o aumento repentino do volume do rio, superando de maneira extraordinária a cota de inundações do rio Taquari, na região do Vale do Taquari, ultrapassando os 30 metros em cidades como Estrela e Lajeado.
O tempo seguirá instável ainda entre esta sexta-feira (03) e o final de semana e apesar do volume de chuva diminui, as pancadas ainda podem ocorrer, agravando a situação nos municípios já fragilizados.
Risco alto novamente para elevação dos rios
Nas últimas 24 horas forma registrados grandes volumes de precipitação, principalmente na região norte e nordeste do estado, com acumulados superando aos 200 mm pontualmente na bacia Posso Fundo. Em função disso, os rios apresentam níveis em tendência de elevação em todo estado, e com níveis significativamente acima das cotas de inundação para as bacias dos rios Caí (São Sebastião e Montenegro), Taquari (desde Muçum, Estrela até Taquari), Jacuí (entre Dona Francisca e Eldorado do Sul), Sinos (de Taquara a São Leopoldo e Nova Rita), Gravataí (de Gravataí e Canoas) e Guaíba (inundação histórica).
Nos Vales a tendência atual é de declínio, apesar de se manter os níveis elevados ao longo do dia. Decorrente a previsão de novos volumes de chuva ainda nas próximas 48 horas, é esperada a manutenção da tendência de elevação nos principais rios do estado.
Ainda nesta sexta-feira (03), com a atuação do fluxo de umidade vindo do Norte do país, as chuvas fortes e constante seguem atuando na metade norte do estado, e até o final do dia, podemos ter acumulados entre 50 e 130 mm, podendo ficar acima dos 150 mm no norte gaúcho e nas regiões de divisa com Santa Catarina. No oeste, região das missões e nas áreas mais centrais, podemos ter ainda chuva fraca pontualmente moderada.
Atenção: temos condição para ventos persistentes ao longo do dia, com rajadas em torno dos 40 aos 60 km/h em praticamente todas as regiões.
Volume de precipitações diminui, mas a chuva ainda será persistente no RS
Neste sábado (04), com a persistência do fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas continuam sobre áreas da metade norte, centro e RMPOA. As chuvas fortes e frequentes seguem nas regiões Noroeste, Norte e Serra gaúcha, trazendo acuculados entre 50 e 100 mm/dia. Na metade sul, há chance de chuvas fracas a moderadas. Além disso, os ventos sopram de leste com rajadas em torno dos 40 aos 55 km/h em áreas do sul e faixa leste.
No domingo (05), as chuvas moderadas a fortes ainda devem permanecer na região das Missões, Centro, Vales, RMPOA e no litoral norte, com acumulados entre 15 e 35 mm, decorrente ao fluxo de umidade que vem do Norte do país. Nas demais regiões, há condição para chuva fraca.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A