Notícias

Home

Notícias

Chuva vai dar trégua em São Paulo? Confira como fica a previsão para o feriado!

Publicada por Thalyta Araújo em 01/11/2023
Tags:

 

Chuva vai dar trégua em São Paulo? Confira como fica a previsão para o feriado!

 

O estado de São Paulo enfrentou um mês de outubro incomum, com chuvas intensas que superaram a média em várias regiões, inclusive no centro-leste e sul do estado. Essa precipitação atípica foi causada pelo deslocamento de instabilidades do interior do continente, passagem de frentes frias e infiltrações marítimas intensificada ao longo do mês.

Chuva em outubro

No mês de outubro, São Paulo experimentou fortes chuvas em diversas regiões do estado. Vários bairros da cidade de São Paulo acumularam mais de 400 mm em outubro. O Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeituras de São Paulo registrou 483 mm na Sé, o coração da capital paulista. Bairros como Moóca, Jabaquara de 400 a quase 500 mm de chuva em outubro. Mas no tremembé choveu cerca de 611 mm, na Vila Maria 624 mm e na Freguesia do Ó, quase 571 mm. Segundo medições do INMET, a cidade de São Paulo teve o outubro mais chuvoso em 80 anos.

No litoral paulista, Iguape, Bertioga e Cananéia relataram precipitações significativamente acima da média climatológica. Em Iguape choveu cerca de 396 mm, em Bertioga teve 336,6 mm e Cananéia recebeu 365,8 mm. Esses números surpreendentes são muito superiores à média que varia entre 100 mm e 250 mm.

Mais de 300 mm em cidades do interior de São Paulo

No interior do estado, vários municípios no centro, sul e leste de São Paulo acumularam mais de 200 mm, mas alguns locais receberam de 300 a quase 550 mm. Confira alguns volumes de chuva elevados em outubro no interior de São Paulo, registrados pelo INMET, CEMADEN e CIIAGRO.

- Limeira: registrou um acumulado de 527,8 mm de chuva
- Santana do Parnaíba: registrou um acumulado de 590,6 mm de chuva
- Apiaí: registrou um acumulado de 403,1 mm de chuva
- Monte Alegre do Sul: registrou um acumulado de 375,5 mm de chuva
- Barra do Turvo: registrou um acumulado de 355,2 mm de chuva
- Itu: registrou um acumulado de 340,2 mm de chuva
- Cabreúva: registrou um acumulado de 315,4 mm de chuva
- Água de Lindóia: registrou um acumulado de 312,6 mm de chuva

Previsão para o início de novembro

Na quinta-feira (02), a nebulosidade será bem presente na parte leste, incluindo a capital, e chuva fraca de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Nas regiões central e oeste, o sol deve aparecer, mas o aquecimento diurno e alta umidade podem causar pancadas de chuva com raios. A capital paulista terá temperaturas entre a mínima de 16°C e a máxima de 25°C.

A chuva deve ganhar força em todo o estado na sexta-feira (03), com pancadas de chuva prevista para tarde e a noite, acompanhadas por raios. A chuva se intensifica devido decorrente a passagem de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no mar do Sul do Brasil.

A temperatura, na sexta-feira (03), deve variar entre 17°C a 32°C na capital. O aumento da temperatura máxima vem do calor característica que ocorrer antes da passagem de uma frente fria.

Semana termina com fortes rajadas de vento

É impontante se atentar para fortes rajadas de vento causadas pela passagem da frente fria, mesmo com o ciclone extratropical permanecendo no litoral da Região Sul. O ciclone não avança para São Paulo.

Fim de semana de sol em São Paulo

Após a passagem desta frente fria, o ar frio de origem polar entra no estado de São Paulo e afasta as nuvens carregadas, reduzindo a umidade no ar.

A entrada deste ar frio vai deixar o tempo firme no fim de semana, em praticamente todo o estado de São Paulo, com muito sol e sem chuva. O norte de São Paulo, toda a divisa com Minas Gerais, o Vale do Paraíba, o litoral norte e a região da Mantiqueira podem ter pancadas de chuva na madrugada, manhã e parte de sábado.

Contudo, o sol aparece no fim da tarde e à noite. No domingo (05), pode chover rapidamente apenas no Vale do Ribeira e região de Iguape/Canaeia. Já na Grande São paulo, o fim de semana com predomínio de sol e temperaturas mais agradáveis em boa parte do dia. Mas a presença do ar frio de origem polar vai deixar a noite e o amanhecer um pouco frios, para os padrões desta época. Não há expectativa de chuva no fim de semana para a cidade de São Paulo. Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil



Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A