Home
Notícias
A chuva persistirá e se concentrará na faixa norte e nordeste do Brasil durante está semana. No norte, o calor e a umidade característico da região seguirão intensificando a chuva, resultando em acumulados significativos que podem causar transtornos como alagamentos de vias.
Já na faixa nordeste, a circulação do mar para o continente, conhecida como infiltração marítima, continuará favorecendo a intensificação da chuva na faixa litorânea. Esse fenômeno é típico da região e ocorre quando o ar úmido do oceano se desloca para o interior, trazendo umidade e provocando precipitações.
Julho chuvoso no Norte do Amazonas e Roraima
Julho tem sido um mês com grandes precipitações no norte do Amazonas e Roraima, superando a média esperada para o período nessas áreas. Em Barcelos, por exemplo, a média climatológica de chuva para julho é de 198,5 mm, no entanto, só na última quinzena, a região já registrou mais de 257,8 mm de chuva, superando significativamente a média mensal. A capital Boa Vista, a situação não se difere, a cidade possui uma média climatológica de julho na faixa dos 308 mm de chuva. Nos últimos 15 dias, o acumulado de chuva já ultrapassa os 195 mm, e é esperado que a média para o mês seja superada em breve.
Intensificação da chuva no litoral do Nordeste
O litoral do nordeste também tem registrado chuvas fortes no decorrer dos últimos dias. Vale lembrar, que é uma característica comum para a época do ano, devido à infiltração marítima que é bastante típica na região. Esse processo traz umidade do oceano para a terra, aumentando a formação de nuvens densas e precipitações.
Em várias localidades, os volumes de chuva registradas têm sido notáveis:
- Ceará Mirim/RN: foi registrado 107 mm de chuva nos últimos 15 dias
- Mataraca Baixa/PB: foi registrado 76,4 mm de chuva
- Cabo de Santo Agostinho-Charneca/PE: foi registrado 134,7 mm de chuva
- Paripueira-Alto da Boa Vista/AL: foi registrado 142,8 mm de chuva
- Frei Paulo/SE: foi registrado 84 mm de chuva
Previsão de mais chuva para os próximos dias
A previsão para os próximos dias indica que a chuva persistirá nas áreas mencionadas. O mapa de acumulados para semana mostra que as áreas da faixa norte do Amazonas e centro-norte de Roraima tem previsão de receber entre 40 mm e 100 mm de chuva ao longa da semana. As cores no mapa variam entre azul mais forte e laranja mais claro, indicando a intensidade da precipitação esperada.
No litoral do nordeste, a chuva será menos intensa em comparação com o norte, mas ainda significativa. A previsão é de que a precipitação varie entre 18 mm e 40 mm ao longo da semana. Salvador, capital da Bahia, será um ponto de atenção, com tendência de acumulados de chuva passando dos 40 mm.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A