Home
Notícias
Elevados volumes de chuvas estão sendo previstos para esta semana, inclusive entre a terça-feira (13) e sexta-feira (16). São esperados chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e nos estados da Região Sul do país.
Atenção: a chuva é motivo de preocupação porque em poucos dias deve chover muito mais do que a média normal para junho.
A previsão é de acumulados médios variando de 100 a 300 mm no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (sul, leste e nordeste), Paraná (leste) e São Paulo (sul e litoral).
A Defesa Civil de Santa Catarina e a Defesa Civil de São Paulo emitiram alertas especiais para esta situação de chuva volumosa que pode causar transtornos para a população, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.
O mapa abaixo mostra o volume de chuva normal para junho, segundo cálculo do INMET Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020.
O grande volume de chuva previsto nessas regiões se deve à passagem de uma frente fria nesta terça-feira (13), à umidade constante vinda do mar e a uma baixa pressão atmosférica que forma entre o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo na quarta-feira (14). Além disso, nos níveis médios e altos da atmosfera, há uma tendência de circulação ciclônica dos ventos nessas áreas.
Durante a quinta-feira (15), a abaixa pressão atmosférica que estará na costa entre São Paulo e Santa Catarina se intensificará e dará origem a um ciclone extratropical entre a costa de Santa Catarina e São Paulo, e no decorrer dos próximos dias teremos a formação de uma nova frente fria.
Água do mar quente aumenta a chuva
Além desses sistemas meteorológicos atuando nesta semana, o oceano Atlântico próximo à costa do Sul do país e na costa de São Paulo está com temperaturas de 2°C a 3°C acima da média normal nessas regiões, o que resulta em maior evaporação da água para a atmosfera.
Quando sistemas meteorológicos como uma frente fria ou áreas de instabilidades passam por essa região de água quente, o potencial de chuva aumento e grandes volumes podem ocorrer nessas localidades próximas ao mar.
Vídeos nessas regiões
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A