Notícias

Home

Notícias

Chuva persistente e volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste 

Publicada por Thalyta Araújo em 22/02/2024
Tags:
Chuva persistente e volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste 

 

As condições atmosféricas sobre o Brasil permanecem favoráveis para formação de grandes nuvens por quase todo o país, que provocam os temporais típicos de verão. O ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil é o ingrediente básico para o crescimento destas nuvens.

Não há nenhuma frente fria atualmente na costa brasileira, mas nesta quinta-feira (22), a circulação ciclônica de ventos (sentindo horário) em vários níveis da atmosfera, vai continuar organizando grandes áreas de chuva sobre o Sudeste, em parte do Centro-Oeste e do Norte. A circulação ciclônica conserta umidade e calor e estimula a formação das nuvens carregadas.

As áreas de instabilidades da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do nordeste. A chuva aumenta no Nordeste também por causa da atuação da circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis. Esta circulação horária de ventos é observado em torno de 10 km de altitude.

Figura 1: Vórtice ciclônica em altos níveis e ZCAS provocam muita chuva no Nordeste – Fonte: Climatempo

Akará enfraquece mais e é depressão subtropical

A tempestade Akará enfraqueceu mais nas últimas 24 horas, como esperado, e desde a manhã de quarta-feira (21), foi rebaixado para uma depressão subtropical, o mesmo status que tinha no fim de semana passado, quando o fenômeno foi identificado em alto-mar, a cerca de 236 km na costa do estado do Rio de Janeiro.

A depressão subtropical Akará segue se movimentando na altura da costa do Rio Grande do Sul, não tendo influência no continente. Porém, o mar segue agitado no litoral do Sul e do Sudeste do Brasil. Com informações da Climatempo.

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A