Home
Notícias
No último final de semana, uma frente fria que passou pela costa do sudeste brasileiro teve um impacto significativo no tempo da região central do país. Quebrando a sequência de dias quentes, e, além disso, a frente fria canalizou umidade, resultando em chuvas intensas em várias áreas do estado. Essa mudança do tempo é especialmente relevante em um ano caracterizado por ondas de calor recordes, desafiando as capitais da região.
A chuva tem sido um personagem chave na região central do Brasil, especialmente em um ano com oito ondas de calor. As capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atingiram valores de temperaturas significativas em 2023, com destaque para Cuiabá, que alcançou 42°C em setembro, e Campo Grande, atingindo 37,6°C. Em outubro, novos recordes para 2023 foram estabelecidos, com Cuiabá registrando 42,6°C e Campo Grande chegando a 37,8°C. Goiânia e Brasília também sentiram o calor, a capital goiana registrou 40°C em 16 de novem e Brasília alcançou os 34,9°C em 15 de novembro, seus recordes para este ano de 2023.
O Pantanal Mato-grossense, conhecido por sua biodiversidade única, enfrenta fortes queimadas, superando 1 milhão de hectares queimados neste ano. Apesar das chuvas recentes, as queimadas deliberadas ainda representam quase 90% do problema, destacando a necessidade de abordagem mais eficazes no combate a incêndios.
Em contrastes com as chuvas mais isoladas, a precipitação do último final de semana chagou de forma robusta, desempenhando um papel crucial no controle dos incêndios. Regiões como São Jerônimo/MS, registraram impressionante 131,8 mm, Coxim/MS, registrou 55 mm, Águas Claras/MS, recebeu 101 mm, Goiânia/GO, registrou 70 mm, Gama (Ponte Alta)/DF, registrou 40 mm e Cuiabá (Córrego do Barbado)/MT, registrou 37,8 mm. Esses valores expressivos ressaltam a importância dessas chuvas intensas na mitigação do impacto dos incêndios na região.
- Sexta-feira (24): chuva intensificam, nebulosidade persiste. Destaque para a faixa nordeste, com pancadas à tarde. Em Campo Grande, mínima de 23 °C e máxima de 28°C.
- Sábado (25): condição de muita chuva ao longo do dia, com destaque para Ponta Porã. Mínima em Campo Grande de 21°C e máxima de 26°C.
- Domingo: sol retorna na faixa centro-norte, mas pancadas são previstas ao londo do dia. Na faixa centro-sul, nebulosidade e chuva. Em Campo Grande mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Mato Grosso
- Sexta-feira (24): sol persistente, mas pancadas à tarde e noite. Destaque para nebulosidade na faixa oeste. Em Cuiabá, mínima de 24°C e máxima de 33°C.
- Sábado (25): Sol predominante, com pancadas à tarde e noite, podendo vir acompanhadas de raios. Em Cuiabá, mínima de 23°C e máxima de 34°C.
- Domingo: chuvas perdem intensidade, mas instabilidades persistem. Em Cuiabá, mínima de 24°C e máxima de 36°C.
Goiânia
Entre a sexta-feira (24) e domingo (26), a previsão é de sol, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, sendo mais intensas no sul, inclusive na sexta-feira e domingo. As máximas ficam entre 33°C a 31 °C e mínimas de 20 a 22°C.
Distrito Federal
Entre a sexta-feira (24) e domingo (26), a previsão é de sol, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, sendo mais intensas no sul, inclusive na sexta-feira e domingo. As máximas ficam entre 30°C a 29 °C e mínimas de 20 a 18°C. Com finformaçõe da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A