Home
Notícias
O mês de janeiro foi marcado por fortes chuvas na região norte do Brasil, decorrente a atuação de duas zonas de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Janeiro trouxe volumes significativos de chuva em várias localidades, com destaques para Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Belém e Macapá.
Situação atual
A previsão para o próximo dia indica que a região continuará sob a influência desses sistemas meteorológicos. Uma segunda ZCAS e a persistência da ZCIT manterão a tendência de chuvas significativas, especialmente nas áreas centrais, abrangendo o sudoeste do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e partes do Pará.
Retrato de janeiro
- Palmas/TO: registrou 417 mm, ultrapassando a média de 298,8 mm.
- Porto Velho/RO: registrou 409 mm em comparação à média de 320 mm.
- Rio Branco/AC: registrou 280 mm, próximo à média de 289 mm.
- Belém/PA: enfrentou chuvas intensas, totalizando 619 mm, muito acima da média de 393.8 mm.
- Macapá/AP: apesar de a capital ter ficado abaixo da média, áreas como Oiapoque registraram 446 mm, enquanto a média é de 305 mm.
Previsão detalhada para os próximos dias
A quarta-feira (31), a maior concentração de chuvas previstas no sudoeste do Amazonas, Acre, Rondônia e sudoeste do PA. Na faixa leste do Amapá continuará sob a influência da ZCIT, com muita nebulosidade, chuva e alerta para temporais em todas essas áreas. O sol nas demais áreas, com previsão de pancadas de chuva à tarde e noite, destaque para faixa oeste do Amazonas e norte do Tocantins, com potencial para temporais pontuais.
Na quinta-feira (01), a chuva ganha força no oeste do Acre, Rondônia, Amazonas (leste, Pará (sudoeste, sul e leste), Tocantins (oeste) e Amapá (centro e sul). Condição será de muita nebulosidade ao longo do dia, chuva e poucas aberturas de sol com alerta de temporais para essas áreas. Nas demais regiões, a previsão é de sol em boa parte do dia, mas com pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
A chuva será persistente na sexta-feira (02), com destaque para faixa norte e leste do Amazonas, Rondônia (centro-sul), Pará (centro-sul e faixa nordeste) e Tocantins (norte). Condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol nessas regiões, mas com alerta para temporais. Nas demais áreas, o sol segue predominante em boa parte do dia, com destaque para faixa central e sul do Tocantins e Acre (oeste), onde podem ocorrer temporais isolados.
No sábado (03), a chuva avança novamente, com atenção para todo o estado do Amazonas, Acre, Rondônia e faixa central e nordeste do Pará. Condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol nessas áreas, com alerta para temporais. Nas demais regiões, só predomina ao longo do dia, mas com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e noite. Alerta para temporais isoladas na faixa sul do PA. Sol será predomina sem chuva na região norte de Roraima.
Já no domingo (04), a condição é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol na faixa central e sudeste do Amazonas, faixa sudoeste do Pará e faixa oeste do Tocantins, com alerta para temporais ao longo do dia. Predomínio de sol nas demais áreas, com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com destaque para o Amazonas (oeste) e Pará (faixa leste), onde há previsão para temporais isolados. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A